por Lu Catoira
Em sua 10ª edição, o evento Veste Rio se reinventou, apresentando uma série de novas ações digitais entre 24 de maio e 04 de julho, para dar visibilidade e fortalecer as cadeias de confecção e de moda.
Respeitando o cenário mundial de pandemia, o tradicional Salão de Negócios será 100% online com a participação de marcas de diferentes partes do país visando a comercialização para o mercado nacional e internacional.
O evento trabalha a moda apoiando o setor tanto na geração de negócios, quanto no oferecimento de conteúdos relevantes aos profissionais da área.
Para apoiar e investir no desenvolvimento digital das marcas, este ano o Veste Rio conta com a parceria da maior plataforma de atacado do setor: a JOOR, que disponibilizará uma experiência nova para a geração de negócios, com showrooms virtuais e ferramentas colaborativas. A JOOR (fundada em 2010) está sediada na cidade de Nova York, e conta com escritórios em Los Angeles, Filadélfia, Londres, Madrid, Milão, Paris e Melbourne. É considerada a maior plataforma de atacado e troca de dados do mundo para moda, beleza e casa, com conexão de 12.500 marcas com 300.000 varejistas em 144 países.
Cada marca no evento terá uma página de showroom exclusiva para apresentar a sua coleção. Os pedidos poderão ser feitos diretamente na plataforma. Através de um painel de controle, a empresa terá acesso, em tempo real, aos pedidos realizados. A tecnologia da plataforma também gera relatórios de acesso a sua página.
Abertura do evento
No talk de abertura, no dia 24 de maio, a editora-chefe do caderno Ela de O Globo, Marina Caruso, reuniu, numa live, Patricia Audi, Vice-Presidente de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Banco Santander Brasil e Oskar Metsavaht, designer de moda, ambientalista brasileiro, fundador, diretor criativo da Osklen e Embaixador da UNESCO para Sustentabilidade.
Oscar defende sempre o tema sustentabilidade e lembra que o termo preservação apareceu, pela primeira vez, na reunião da Convenção de Estocolmo junto à ONU, na década de 1950.
Ele aponta a moda como dois elementos importantes: ela é protagonista de observação do comportamento da sociedade e é transformadora de materiais. E por isso, acredita que exista, cada vez mais, pessoas que gostam da moda e que queiram consumir produtos sustentáveis.
Sustentabilidade para Oscar é inovação e aumenta o valor agregado do produto nacional. Ele lembra que o processo é bem cuidado e o produto pode ser mais caro pois é nobre – desperta desejo e no pós-consumo, dá satisfação.
Na prática, as empresas têm que criar uma cultura de sustentabilidade (não simplesmente projetos). A capacidade criativa se une bons relacionamentos com indústrias de materiais sustentáveis e/ou cooperativas e o apoio à origem do plantio, acompanhando toda a cadeia produtiva. A gestão tem o desafio de ser consciente com boas intensões – além de ambientais, também sociais para resultados econômicos. Oscar citou novos desenvolvimentos que estão acontecendo, como os que unem novos designers com biólogos e estão pesquisando os bio-tecidos.
Patrícia e Oscar citaram como pontos positivos no Brasil, o estilo de vida saudável, a criatividade e cultura do povo e a área fértil (um verdadeiro laboratório do agronegócio). Para Patrícia, a cadeia de moda no Brasil é uma das maiores do mundo e o setor necessita de financiamentos especiais, desde a produção do algodão até os compromissos ambientais. Em 2020, foram 27 milhões de reais em investimentos pelo o Banco Santander.
Programação extra
Nos dias 8 e 9 de junho, haverá um ciclo de mentorias – em plataforma fechada, com acesso mediante inscrição – com nomes importantes do mercado, para promover a capacitação de empreendedores e estudantes de moda.
Nos dias 14 a 18 e 21 de junho o Santander vai promover as Master Classes Santander, uma série de encontros virtuais com ênfase nos polos de moda regionais mais expressivos para a moda nacional, como a produção de jeans em Pernambuco e de lingerie de Minas Gerais.
O Veste Rio é promovido pelas revistas Ela (O Globo) e Vogue Brasil e apoio do Banco Santander.