por Elda Priami
A partir da próxima quarta-feira, dia 17, a MUV Gallery, em Ipanema, fica muito romântica. A mostra Você/Eu, da artista plástica americana Julia Csekö, apresenta uma instalação de corações, em vários tons de vermelho, afixados ao teto por fios prateados. A curadoria é de Daniela Name.
Por alguns meses, ela produziu grande quantidade em veludo, pelúcia e cetim. “Cada coração é uma unidade de tempo e faz parte de longa meditação sobre o amor. A partir do momento da abertura da mostra, o público é convidado a trazer objetos para serem trocados por esses corações. Aos poucos a galeria será preenchida pelas mais diferentes peças, mas elas devem representar de alguma forma afetos e ideias/imagens que remetam ao amor”, antecipa a artista de 34 anos que nasceu em Colorado e mora em Boston. Cada coração é único, feito a mão, porém ao ser exibido em conjunto, sua singularidade é atenuada. O processo de troca é imprevisível e nele está o conceito do trabalho de Julia Csekö. Separe já um objeto e troque por um coração.
Suas obras estão em importantes coleções como na Morris and Helen Belkin Art Gallery e British Columbia University Museum, Vancouver, e Museu de Arte Moderna, MAM, Rio. Ela Já participou de mostras na Galeria A Gentil Carioca, na Caixa Cultural, Rio, no Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, na Fundação Eva Klabin, Rio, e em galerias de Portugal, Estados Unidos, França, além do Canadá.
A MUV Gallery, de Camila Tomé e Stephanie Afonso completa um ano este mês e participa pela primeira vez da próxima ArtRio. A proposta delas é difundir o trabalho de jovens artistas. Muito bom para o Rio ter esse espaço onde várias manifestações de arte se entrelaçam de maneira anticonvencional e alternativa. Passe lá. A mostra fica até 17 de julho.
- julia csekö e seus corações
- instalação você/eu
Humor carioca premiado
Estética elegante, que mistura com muita bossa o rústico com o refinado, é a essência do trabalho de Mariana Betting Ferrarezi e Roberto Hercowitz. A dupla da Em2 Design acaba de ganhar dois prêmios no Salão Design 2015 com os bancos Sela e Ratoeira.
A mais importante premiação de design da América Latina acontece anualmente em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, e este ano reconheceu o toque de humor carioca dos designers. “As selas dos cavalos inspiraram a realização da peça. Colocamos assento de pele de couro natural e a base é formada por bloco maciço de madeira jequitibá. Linhas simples e ovais dão modernidade”, explica Mariana. O banco Ratoeira pode ter uso externo também e Roberto conta o processo de criação: “Assim como o objeto que inspira o design dessa peça, o travamento da madeira do assento se dá pela alavanca criada pela divisão dos tubos dos pés, em metal aço carbono. Para garantir suavidade e leveza arredondamos a madeira maciça do assento, que traz ainda contemporaneidade ao projeto”.
- banco sela, couro e madeira jequitibá
- banco ratoeira, madeira jequitibá e metal aço carbono
Na curva Fahrer
Agora, ao lado do que há de mais refinado e moderno em design, a Arquivo Contemporâneo, de João Caetano, apresenta também as peças do consagrado Sergio Fahrer e de seu irmão Jack Fahrer. “Com o apoio da tecnologia consegui transpor a delicadeza da técnica de instrumentos musicais para a mobília”, afirma Sergio que também é músico e foi a partir das curvas que encontrou seu estilo inconfundível. Ao lado do irmão apresenta nova coleção. Um luxo o trabalho deles que pode ser visto em Ipanema e Barra.
www.arquivocontemporaneo.com.br
- mesa esfera, vidro sobre três esferas de madeira maciça torneada
- cadeira toá, premiada pela idfx magazine, londres, primeiro lugar em ergonomia
Jornalista que transita por design, arte contemporânea, arquitetura, gastronomia, enfim, viver em grande estilo.