por Elda Priami
Desde que criou a sua marca, Salinas, em 1982, a estilista Jacqueline De Biase não tirou os olhos da praia. Mas na “sua” praia, os maiôs e biquínis sempre captam a espontaneidade das jovens nas areias cariocas. A coleção Verão 2011, mais uma vez, comprova isso.
O tempo passa e a Salinas tem sempre um frescor contemporâneo que acompanha de perto as mudanças do comportamento feminino. Mas tem também a capacidade única de manter uma energia jovem e muito descontraída. E, olha, o desafio é respeitável. Afinal, é preciso ir ao encontro dos desejos da mulher usando pouquíssimo tecido e muita imaginação. Com esta fórmula, Jacqueline dá um show a cada temporada.
A primeira qualidade de suas peças é a modelagem perfeita. A partir daí, ela entrou neste verão com o vigor das cores vibrantes. “Quis fazer uma homenagem ao cineasta Pedro Almodóvar”, um mestre em juntar as mais extravagantes estampas. Também dei um jeitinho de homenagear a pintora ucraniana Sonia Delaunay, que revolucionou a estética de seu tempo. São dois trabalhos diferentes, mas ambos me encantam. E na moda esses encontros são possíveis, o que é ótimo!”
Os vermelhos dominam intercalados de amarelo, azul, rosa e verde em padronagens bem diversificadas: florais, corações com flechas, motivos gráficos, paisagens onde está sempre presente a atmosfera carioca. Muitos babadinhos, laços, bojos fartos entram num astral romântico em versão atualizada. Até o famoso modelo “engana-mamãe” faz parte da coleção. O revival de várias décadas se reflete também na moda praia.
Jacqueline lembra que quando começou a sua carreira de estilista ia diariamente à praia de Ipanema e ficava um tempão observando os modismos que nasciam em todos os verãos da forma mais natural possível. “Naquela época, a moda não estava tão massificada e as garotas de Ipanema lançavam a sua própria moda. Eu ficava de olho no jeito que elas adaptavam as peças e, a partir daí, fui elaborando um olhar próprio em relação à jovem brasileira. Hoje, depois de quase três décadas de trabalho, a pesquisa em função do mundo globalizado é muito mais abrangente e o desafio maior. Mas é isso que me mobiliza”.
A Salinas exporta para vários países da Europa, para os EUA e mantém sempre a sua identidade que é sinônimo de juventude em festa. Mas se você tiver mais de 35 anos e corpo em forma entre em uma loja Salinas e vai se sentir ainda mais jovem em um dos muitos modelos. Bom verão para você!
{gallery}329-elda{/gallery}