por Daniele Barbosa
Imaginem uma menina de 12, 13 anos, prestes a menstruar. Um médico lhe prescreve uso de anticoncepcional sem intervalo entre uma cartela ou outra antes que ela menstrue. Soa estranho, não? Agora imaginem que a importância da menarca na vida de uma mulher sem interferência de fármacos é tão importante quanto o final deste ciclo, na entrada da menopausa. É uma fase de transição muito importante.
É preciso entender que na perspectiva ayurvédica a menopausa é um momento onde ocorre o aumento do dosha Vata no corpo da mulher. Caso a mulher não adapte sua rotina ao incremento deste novo dosha, ele pode se agravar causando alguns desequilíbrios como oscilação de humor, depressão, ansiedade, ressecamento das mucosas, sangramento vaginal irregular e excessivo, entre outros sintomas.
Na medicina moderna é muito comum, sobretudo para conter menorragia, sangramento fora do período menstrual, e a hipermenorreia, que é o sangramento excessivo durante o período menstrual, usar o D.I.U que contém hormônio, interrompendo o fluxo, ou pílula anticoncepcional. O grande problema desta solução é que a mulher deixa de saber quando de fato entrou na menopausa.
Voltemos no exemplo da primeira menstruação. Como seria não saber o momento em que uma menina passou a menstruar? A mulher que não sabe o momento em que entrou na menopausa sofre impacto similar em sua grandeza, porém diferente se considerando o momento hormonal da sua vida.
Esse aumento do sangramento quando a mulher entra no climatério, ou seja, período que precede a menopausa não é incomum. O ashok é uma erva interessante neste caso, mas nem sempre é o indicado. Se você está passando por isso, não se automedique. Procure um médico ou terapeuta capacitado. A tintura de amora também é excelente para conter os outros sintomas como a oscilação da temperatura e reduz a implicações no metabolismo causadas pela queda hormonal. Estou citando alguns remédios usados nesse caso para mostrar que há formas de tratar os desequilíbrios causados pela menopausa sem omitir a transformação natural do corpo. Há outras ervas incríveis que também reduzem os efeitos negativos dessa fase.
É tão importante estarmos conectadas com nossos ciclos. A mulher é cíclica. A passagem para a menopausa é simbolicamente um acontecimento grandioso na vida da gente. O que garante menores impactos neste momento de transição é cuidar da saúde como um todo. Se alimentar e se exercitar de forma adequada. Cuidar da mente e procurar tratamentos preventivos. Faça isso por você.