Em setembro de 2007, o professor Silvino Netto foi convidado para organizar o núcleo de responsabilidade social do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Em princípio, o trabalho seria somente um ciclo de palestras. Mas, com o sucesso do evento, o Programa Turma Cidadã (Protc) foi lançado oficialmente.
O objetivo da instituição é implantar uma cultura de responsabilidade social, pessoal e ambiental na comunidade CEFET-RJ, com ações internas e externas, de dimensão nacional e internacional. A ideia central é conscientizar os estudantes e professores do centro, mas é claro que as portas do programa
estão abertas a todos. “Qualquer um que queira ajuda é muito bem-vindo”, garante Silvino, coordenador do programa.
A organização possui diversos projetos como curso de capacitação para o serviço voluntário com pessoas deficientes, curso de capacitação para o voluntariado, curso de reciclagem, evento cidadania e voluntariado, banco de oportunidades, campanhas de doações, coleta de óleo vegetal, cartuchos, pilhas e lixo eletrônico. Porém, o principal – e que será a grande atração dos próximos anos – é o Coparcerias. A proposta é gerar um bom convívio na região onde a instituição está localizada, na Tijuca, zona norte do Rio. Motivados pela Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos 2016, ambos no Brasil, o Protc deseja reunir instituições do entorno do CEFET-RJ para a realização de vários subprojetos: Copinha, Copacoro, Cooperativa Maracanã, Copalínguas, Capacitacopa, Copaverde, Copario Maracanã, Copaisagismo, Copadança.
Além disso, o coordenador explica que há a ideia de instalar um Pólo de Cidadania, toda quinta-feira, para a interação do Protc com a comunidade da região, com distribuição de informações sobre diversos temas, como coleta de óleo vegetal e pilhas e biblioteca comunitária, por exemplo.
As atividades da organização são realizadas por voluntários. Hoje em dia, as pessoas que mais ajudam no Protc são os próprios estudantes da instituição.
Os projetos do Protc ajudam pessoas de várias áreas, como alunos do Núcleo de Atendimento Escolar, crianças do Abrigo Morada da Esperança, o Instituto Helena Antipoff, vítimas de enchentes, além da comunidade indígena que vive próximo ao Maracanã.
As campanhas de doações mais recentes realizadas pela instituição foram em prol das vítimas das chuvas de Santa Catarina e do Rio de Janeiro. Mas o campeão de arrecadação é o Projeto Natal o Ano Inteiro, que tem o objetivo de mostrar para as pessoas que é preciso doar o ano inteiro e não apenas
quando ocorre alguma tragédia ou em alguma data especial.
Para colaborar com o programa, basta acessar o site do Protc, cadastrar-se e selecionar a área que deseja atuar.
Projetos atuais:
COPINHA – escolhinhas de futebol
COPACORO – coral com repertório de composições sobre temas sociais e ambientais
COOPERATIVA MARACANÃ – estímulo à criação de cooperativas para as demandas
COPALÍNGUAS – curso de línguas para interagir com turistas
CAPACITACOPA – curso de capacitação para o voluntariado
COPAVERDE – educação ambiental da comunidade
COPARIO MARACANÃ – preservação do Rio Maracanã
COPAISAGISMO – tratamento paisagístico de praças e ruas do entorno, como
motivos nacionais
COPADANÇA – coreografia com simbologismo da cultura brasileira
Contatos:
Site: http://turmacidada.cefet-rj.br/
Email: [email protected]
Telefone: (21) 25663055