por Lu Catoira
Estamos vivendo uma nova realidade criada pela pandemia do coronavírus no mundo – e a moda não poderia ficar fora do contexto.
Mesmo com o retorno gradual do funcionamento das fábricas e da abertura de lojas, a indústria da moda foi um dos setores muito afetados pelos últimos eventos de impacto global. As semanas de moda que promovem vendas e prestígio das marcas ficaram muito prejudicadas e estão se reinventando em novos formatos.
O formato virtual tem sido questionado – afinal, é tudo uma nova experiência. Mesmo antes da pandemia algumas marcas já estavam testando o formato virtual, o que no momento é uma estratégia de mercado. As plataformas têm livre acesso e qualquer pessoa que quer se conectar com o universo da moda digital através dos desfiles, apresentação de catálogos, documentários, lives, podcasts e fashion films.
Em março, a semana de moda digital de Xangai chegou a mais de 10 milhões de visualizações e inovou nas vendas, apresentando os produtos no modelo de see now buy now (veja agora, compre agora), estimulando as compras online.
Até as semanas de moda mais importantes do setor, Paris e Milão, estão aplicando novas formas de se comunicar com seu consumidor. As grifes diminuíram suas coleções com um modelo de negócios, sem perder a sua essência. Mas é nos desfiles tradicionais que afirmam sua exclusividade. E, assim que possível, eles devem voltar a acontecer.
O British Fashion Council organizou a semana de moda masculina de Londres (12 a 14 de junho) no formato digital, que ficou conhecido como”Netflix Fashion” – e abriu espaço para novos nomes na moda.
Em julho, a grife Dolce & Gabbana apresentou filmes e fotos da coleção em seus salões, em Milão. Pelo WhatsApp, os interessados puderam obter os detalhes das peças e os preços, mas só os compradores cadastrados receberam uma senha de acesso para o e-commerce de luxo.
Agora é aguardar: a Federação da Alta Costura e da Moda de Paris anunciou que haverá semana de desfiles de primavera/verão de 28 de setembro a 06 de outubro.
Semanas de Moda no Brasil
A edição do São Paulo Fashion Week que aconteceria em abril foi cancelada, mas os planos seguem para outubro, quando o evento completará 25 anos. A organização do evento já tem uma programação que mescla eventos físicos com ações online. Com o auxílio de uma plataforma, pessoas podem se conectar com os desfiles e saber detalhes da marca e do processo criativo.
A 26ª Edição do Minas Trend, que aconteceria entre os dias 21 e 24 de abril, foi suspensa e a Dragão Fashion, em Fortaleza, que aconteceria em maio, também foram adiadas.
Mudou de nome, o “DFB DigiFest”, deixa os palcos e tendas para invadir as redes sociais e a plataforma virtual do DFB. Em início de junho aconteceu a 2ª edição para premiar o talento de moviemakers na Mostra Competitiva de Fashion Films.
Rio de Janeiro e o Veste Rio
Marcado anteriormente para abril, o evento Veste Rio – Mais na Moda que Nunca, se transforma em uma plataforma digital a partir do dia 14 de julho, com conteúdos exclusivos e foco na união e recuperação das marcas de moda.
Com dois eventos anuais, o Veste Rio vem, há quatro anos movimentando a economia de moda do Estado do Rio de Janeiro. Na sua nona edição, o projeto conta com a apresentação do Banco Santander, em parceria das revistas Ela, do jornal O Globo, e Vogue Brasil, e oferecerá ao público uma série de ações multiplataforma: talks com grandes nomes da moda nacional e internacional que discutirão como se reestruturar, como recuperar a essência de sua marca. Também haverá um Ciclo de Mentorias que vai ajudar empresários do setor a criar estratégias que vão desde a organização de despesas até o marketing digital para estilistas e empresários do setor.
O Salão de Negócios será virtual, com apresentações de coleções recém-lançadas de marcas de moda do país, dirigidas aos compradores de moda do Brasil a expositores de moda.
No Outlet, as marcas participantes darão descontos de até 80%, além de criar ofertas exclusivas para o Veste Rio, onde o cliente que quiser consumir será redirecionado para a loja virtual de cada marca.