por Suzana Galdeano
OUTONO É A ÉPOCA CERTA PARA RECUPERAR OS DANOS SOFRIDOS NO VERÃO
Está aberta a temporada de peelings. No outono, com as temperaturas mais baixas, a pele que sofreu com o verão exige recuperação e o tratamento mais indicado pelos especialistas são os peelings.
Segundo a biomédica Dra. Luciana Godinho, Peelings são procedimentos realizados para ajudar na renovação da pele, clarear manchas e estimular colágeno: “Nesta época, mais fria, a nossa pele produz menos oleosidade o que facilita a entrada e permanência dos tratamentos. Por isso, os peelings e tratamentos são mais indicados neste período, no entanto, não quer dizer que não possam ser feitos em outro momento”, explica.
Mas você conhece todos os tipos e para que cada um serve? Profissionais esclarecem suas dúvidas e mostram como escolher o melhor para você!
Peeling Nuclear:
Segundo a esteticista Nathalia Nascimento o peeling nuclear ajuda a recuperar a pele danificada pelo sol, poluiçõa e outros fatores externos. “Esse procedimento é maravilhoso para quem está com a pele muito desgastada. Rico em rico em vitaminas, minerais, clorofila, algas marinhas e um ativo chamado fulereno, antioxidante 57 vezes mais potente que a vitamina C. É um detox profundo da pele”, explica.
O tratamento leva ainda uma máscara com algas marinhas que ajuda a reduzir a flacidez da pele e as rugas precoces devido à ação do colágeno e dos sais minerais.
Peeling Amazônico: Megan Fox e Gisele
Naturebas de plantão esse é o peeling ideal para você!!! À base de elementos naturais e, por isso, menos agressiva que outros peelings, é relativamente novo no mercado brasileiro, utiliza plantas nativas da Amazônia na sua composição.
“Ele é diferente da maioria do procedimentos como peeling de diamante e de cristal, pois não utiliza equipamentos, e sim, produtos e manobras manuais. As propriedades desse peeling são obtidas por meio de substâncias naturais, como extrato de camucamu, extrato de caapeba, priprioca, açaí, enzimas bromelina, do abacaxi, e papaína, do mamão”, esteticista Rebeca Lopes, da clínica Bem Bonita (RJ).
A ação do produto já começa a aparecer após 15 minutos de aplicação.O modo de aplicação consiste em três etapas: limpeza profunda com seiva, esfoliação e por fim, uma pasta de enxágue para cessar a ação do peeling e inibir efeitos colaterais, como vermelhidão, ardência e excesso de sensibilidade.
Seu diferencial? Pode ser feito em peles sensíveis, o que é um diferencial quanto a outros tipos de peeling mais agressivos. Ele é recomendado para casos de rugas finas ou profundas, pele ressecada ou áspera, acne ativa ou suas cicatrizes, estrias, manchas mais escuras, ceratose seborreica e suavização de hiperpigmentação da pele. Pessoas de todas as etnias podem fazer, não importa o tipo de pele. Pode ser feito a partir da adolescência, que inclusive é quando começam os casos mais severos de acne.
Peeling Oxigenio: Adriana Galisteu
Ideal para uma limpeza profunda da pele, ele ajuda a retrair os poros, auxilia no controle da oleosidade e é um ótimo anti-inflamatório. Além de clarear alguns tipos de manchas.
“O resultado é uma pele macia, viçosa, com o aspecto de rejuvenescida. Quem sofre com acne pode apostar nesse tratamento, já que ele ajuda a uniformizar e clarear, de 20% a 85% das manchas”, explica Nathalia Nascimento, da clínica que leva seu nome.
Não indicado para peles sensíveis e reativas.
Peeling orgânico: Famosos – Yasmin Brunet, Paloma Bernardi, Adriane Galisteu e Vera Viel.
Realizado com argila do mediterrâneo e ervas, traz benefícios rápidos, mas sem colocar a saúde da pele em risco. Natural, ele ajuda a retirar manchas, acnes, rugas e sinais de envelhecimento. Mantendo a pele sempre jovem e bonita por mais tempo.
“Quem tem medo que a pele fique escamando pode apostar no peeling orgânico. Preparado exclusivamente com argila do mediterrâneo e mais 136 ervas, algumas importadas da Índia”, explica Rebeca Lopes, da Cínica Bem Bonita.
Outro diferencial desse tratamento é que ele pode ser realizado também em peles negras, pois não provoca complicações pós-peeling, nem manchas escuras.
PROFUSE LANÇA SEMBLÉ, SUA LINHA DE NUTRICOSMÉTICOS
A frase pode ser clichê, mas é uma verdade absoluta: beleza vem de dentro para fora. E com a saúde da pele não seria diferente. Um dos grandes aliados desta máxima são os nutricosméticos (também conhecidos popularmente como “suplementos nutricionais da beleza”), que oferecem compostos bioativos, vitaminas e minerais com benefícios relacionados à saúde e beleza da pele, cabelos e unhas.
Profuse, marca de dermocosméticos do Aché Laboratórios, agora lança Semblé, uma linha exclusiva de nutricosméticos desenvolvidos com potentes ativos naturais concentrados para nutrir, dar força, saúde e beleza para a pele, cabelos e unhas.
Com formulações desenvolvidas com o olhar de dermatologistas e nutricionistas, Semblé traz o melhor dos dois mundos em suas pequenas doses diárias. E por não ser um medicamento, traz a fortaleza de um potente suplemento sem indesejáveis efeitos colaterais ou restrições de uso! Além de suas fórmulas serem livres de medicamentos, Semblé é 0% lactose, glúten, açúcares, adoçantes e sódio.
DETOX DOS FIOS!
O tratamento queridinho do momento entre as pacientes da dermato Karla Assed é o Detox KA, responsável pela distribuição de nutrientes por toda a extensão dos fios e remoção do acúmulo de resíduos de cosméticos e química, assim como o excesso de oleosidade e de poluição. Essa terapia capilar, feita por um processo natural com gel à base de óleo essencial de melaleuca, gengibre e arnica, é indicada para fortalecimento e crescimento de novos fios. “Deve ser associado a outros tratamentos de fios. É ideal para uma limpeza profunda e eficaz no couro cabeludo. Indicada para casos de queda de cabelo, rarefação, falhas, seborreia e psoríase”, indica a especialista.
HIDRATAR É UMA DAS ATENÇÕES AOS PÉS NESSA ESTAÇÃO
Enfim, o outono está aí! Ao contrário do que se pode esperar da saúde dos pés no veraneio que é o ressecamento, a preocupação de agora é com o clima úmido. Neste período do caimento das folhas também existe uma queda na umidade, tempo seco e uso contínuo de sapatos fechados. Segundo a podóloga Carolina Rosa, da clínica Bem Bonita, há uma grande possibilidade de surgimento de fungos, micose, vírus, unha encravada e calosidades. Por isso, a profissional dos pés alerta para um cuidado sobre qual calçado estará usando e se a higiene está correta.
Mas não vamos também levar o sapato como nosso inimigo! Pois a podóloga garante que a hidratação é fundamental e álibi nessas horas. Hidratar bem os pés antes de dormir com um creme apropriado é uma aposta. Aproveitando o clima, ela aconselha colocar junto uma meia para aumentar a hidratação.
Cremes apropriados devem ter:
– Ureia;
– Óleos de amêndoas; ou de algodão;
– Manteiga de karité;
– Pantenol;
– Gerânio.
Hora do banho
A atenção deve ser redobrada também no fim do banho e em locais públicos como a hidroginástica. A podóloga Carolina lembra que é muito importante secar sempre os pés, entre os dedos principalmente, pois é um local perfeito para as micoses, bactérias se alojarem. Portanto, use a toalha como seu melhor amigo.
A água quente é uma das causas para haver uma atenção maior para secar os pés. Água com temperatura quente + umidade – transpiração = bactérias.
Calosidades
Essas camadas espessas na pele chamadas de calos podem ser bastante comuns no outono. Um dos principais motivos é pelo atrito constante dos calçados cobertos e os pés causando uma hiperqueratose (o espessamento da camada mais superficial da pele).
O Outono é a época em que as pessoas reduzem os cuidados com esses membros inferiores, mas vale frisar que são partes do corpo que precisam de bastante atenção, pois não é somente membros que possuem as camadas mais grossas da pele que eles têm, mas por carregarem também o peso total da gente.
Caso seja identificado algum problema seja de contaminação, espessamento ou outra condição estranha procure um profissional podólogo e/ou dermatologista diz a podóloga Carolina Rosa, da Clínica Bem Bonita.
ALFAPARF MILANO ANUNCIA LANÇAMENTO DA LOJA ONLINE
A grife Alfaparf Milano lançou essa semana sua loja online destinada para consumidoras finais que desejam produtos de alta qualidade e performance. A marca de cosméticos capilares resolveu entrar nesse mercado para estar cada vez mais próxima dessas clientes e oferecer mais um canal de venda, assim elas têm facilidade para comprar os produtos tanto no salão quanto em casa.
Segundo Julia Alves, diretora de Marketing da Alfaparf Group, o e-commerce foi feito em parceria com uma empresa especializada neste canal de vendas, onde entraram com todo o desenvolvimento e logística, que é expertise deles, e a Alfaparf Milano com os produtos. “Com esse formato, a ideia é trabalhar em conjunto para o sucesso dessa nova plataforma de vendas”, afirma Julia.
Com o novo canal de vendas, a marca se aproxima do consumidor final oferecendo todas as vantagens da venda online, facilitando a aquisição dos produtos, desenvolvendo promoções exclusivas e informações na íntegra sobre todas as linhas. A estimativa é que o e-commerce alcance 2% do faturamento da marca no 1º ano.
OUTONO INVERNO COM PROTEÇÃO
*Artigo da Dra. Simone veloso
A pele, sem dúvidas, é a parte do nosso corpo que mais sofre com os efeitos nocivos do sol. O surgimento do câncer de pele também está relacionado com a exposição ao sol. A radiação UV, ao atingir a pele desprotegida, pode provocar mutações no DNA das células e fazer com que transformações malignas ocorram. Índices de câncer de pele são altos no Brasil e acometem principalmente pessoas de pele mais clara. O protetores solares são produtos capazes de prevenir os males provocados pela exposição solar, como o envelhecimento precoce e a queimadura solar, além do câncer da pele, pois eles contém substâncias que aplicadas na pele a protegem contra a radiação ultraviolta.
De toda radiação UV que chega à Terra, mais de 90% atravessa as nuvens. A radiação UV se divide em UVB e UVA, e ambas resultam em danos a pele.
Os raios UVB (5%), cuja incidência é maior entre 10-15 horas, atingem as camadas mais superficiais da pele, por serem de de comprimento de onda mais curto, e estão muito associados ao surgimento da vermelhidão e queimaduras solares; atuam através de dano direto ao DNA, sendo os mais perigosos à saúde. No início e no final do dia há maior incidência da radiação ultravioleta A (UVA) que atinge mais profundamente a pele, sendo a principal responsável pelas manchas e pelo fotoenvelhecimento. Um fotoprotetor eficiente deve oferecer boa proteção contra a radiação UVA e UVB, pois ambos os tipos de radiação estão associadas à incidência de cânceres de pele.
Os efeitos nocivos de um banho de sol continuam mesmo depois que você deixa a praia ou a piscina de casa ou do clube. O dano causado pela radiação ultravioleta gera um processo inflamatório que pode durar horas, após a exposição solar. Ocorre a formação de radicais livres na pele, devido a este fato podemos associar a fotoproteção com o uso de antioxidantes orais ( conhecidos como “ filtro solar sistêmico) . É importante entender que o dano solar é intracelular , isto é , pode causar modificações no material genético da célula, podendo resultar em um câncer de pele; por isso a fotoproteção é fundamental.
Deve ser feita independente do horário do dia e da estação do ano, deve ser diário e reaplicado ao longo do dia, caso for ocorrer exposição solar. Todo filtro solar tem um número que determina o seu FPS, que pode variar de 6 a 100 (nos produtos comercializados no Brasil). O FPS mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra os raios UVA, determinada pelo PPD, que habitualmente é 1/3 do FPS. A nova legislação de filtros solares exige que tudo que seja anunciado no rótulo, tenha testes que comprovem eficácia.
Enquanto que no verão, normalmente são prescritos protetores com textura mais leve, oil free; no outono/ inverno, quando a umidade relativa do ar é mais baixa, os banhos mais quentes e prolongados e mais procedimentos estéticos são realizados, podemos usar filtros solares com ativos hidratantes e com textura mais umectante. Tanto os procedimentos quanto o ressecamento da pele deixam a pele mais sensível, sendo importante intensificar a rotina de cuidados com a pele , para manter o visual sempre saudável.
SIMONE VELOSO – Dermatologista. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology e Professora de Dermatologia da Uni Rio.
XAMPU COM ATIVOS DO CAFÉ PROMETE TRATAR CALVÍCIE
De acordo com a Sociedade Brasileira do Cabelo, cerca de 42 milhões de brasileiros sofrem com a calvície. A porcentagem de pessoas entre 20 e 25 anos que sofrem com ela é de aproximadamente 25%.
Após quatro anos de pesquisas foi possível obter um composto capaz de inibir a queda capilar e estimular o surgimento de novos fios, surgiur o Caffeíne’s Therapy, da Magic Science, primeiro xampu à base dos ativos do café possibilita o crescimento dos cabelos em casos de calvície e alopecia.
Responsáveis pela pesquisa, a farmacêutica Jackeline Alecrim, especialista em Cosmetologia Avançada e Farmacologia Clínica, e Gilmar Machado Miranda, e o farmacêutico Mestre em Ciências Farmacêuticas, detêm a patente do produto, que é produzido no Polo Biotecnológico nas instalações Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O poder do café
Segundo Jackeline, o café possui propriedades benéficas para a saúde capilar se isoladas as substâncias corretas, que apresentam, dentre outras funções, a capacidade de inibir a conversão da testosterona em DHt – esteróide e hormônio que influencia na queda de cabelo – , além de aumentar a vascularização folicular e a chegada de nutrientes, beneficiando a atividade folicular e também inibir a ação de radicais livres que provocam a morte celular e agravamento do problema.