por Elda Priami
A fachada da casa, típica dos anos 1940, ganhou cores fortes, perfeitas para avisar que ali, agora, existe o Coletivo 147, reduto recém-inaugurado de comida saudável, que se diferencia da maioria dos restaurantes do gênero.
A decoração casual, muito charmosa, da arquiteta Carol Wambier, entrosa a estrutura de época mantida com respeito e bossa, com uma cozinha contemporânea de qualidade, aberta, com fogão voltado para as mesas e três opções de pratos do dia. No ambiente em dois planos tudo é muito simples, luminoso, acolhedor. O cardápio vegetariano, em pouco tempo terá também opções veganas, e está fazendo a festa de quem mora no pedacinho mais festejado do Jardim Botânico. O vaivém é intenso, claro, degustar pratos gostosos, cheios de sabores e sem culpa, nada melhor!
No Coletivo 147, os pratos são elaborados por vários chefs, que se revezam, e todos os produtos são orgânicos, alguns sem lactose. O cardápio tem sugestões versáteis como: hambúrguer de falafel com chutney de tomate, queijo, molho de castanhas e dadinhos de tapioca (com opção sem queijo também); moqueca de palmito pupunha, arroz de coco e farofa de banana e até feijoada vegetariana completa – criações do chef da casa Luis Gustavo Reis – servida toda sexta-feira. Para quem ama doces, as sobremesas são uma tentação bem-vinda, como o cheesecake de pistache com frutas vermelhas e a mousse de maracujá feita com leite de castanhas!
Comer com consciência é o lema da casa de Carina Jallad e Joni Jallad, que abre para almoço de segunda à sábado, das 12h às 16h. Que pena, poderia ter um horário mais amplo.
Coletivo 147
Rua Lopes Quintas, 147
Jardim Botânico, RJ

coletivo 147, novo reduto saudável

paredes de tijolos e pedras de época

praticidade com muito charme

prático e luminoso

detalhes charmosos na decoração

cozinha aberta, fogão de frente para as mesas

janelas antiguinhas