por Octavio Caruso
O texto hoje será curto e objetivo. Caso alguém ainda duvidasse de que estamos vivendo a medíocre realidade de Orwell e Huxley, essa absurda Lei da Mordaça Biográfica entra pela porta da frente e defendida pela Associação “Procure Saber”, formada por alguns artistas mimados pela mídia e tidos como expoentes culturais da nação, ainda que disparem uma metralhadora de pretensiosas abobrinhas sempre que abrem a boca sem acompanhamento musical. A exigência de autorização para biografias é uma aberração que ocorreria apenas em ditaduras (inclusive disfarçadas, como a nossa), inexistente em qualquer outra democracia do planeta. Incrível constatar a flexibilidade ideológica de alguns desses artistas, que décadas atrás cuspiriam na cara de alguém que agisse como eles fazem agora. “Ou não”.
Uma das desculpas utilizadas demoniza o lucro de um escritor com uma biografia não autorizada, enquanto outra afirma que o biografado deve ser consultado e precisa aceitar. Por trás de todo o show de argumentos hipócritas que são exibidos, a intenção é muito clara: esconder verdades constrangedoras. Quais verdades? Armários empoeirados seriam esvaziados, plágios, relacionamentos amorosos de fachada, composições compradas seriam reveladas e gênios de barro cairiam por terra? Na velha máxima: quem não deve, não teme. Quando o fruto da extenuante pesquisa precisa passar na mão do biografado, para que ele convenientemente decida o que será mantido, deixa de ser um relevante trabalho imparcial e se torna um relato “chapa branca”, uma mísera propaganda. O monopólio da História (pois não afeta apenas biografias de artistas, mas também de criminosos, políticos, ditadores etc.), mais um fenômeno tupiniquim que nos envergonha como nação. Do jeito trôpego que estamos caminhando, os filhos do amanhã lerão a biografia do Sarney e irão dizer que gostariam de ter um vovô bacana como ele.
***
Nessa Terça (15), estarei na Saraiva do Botafogo Praia Shopping (RJ), autografando meu livro “Devo Tudo ao Cinema” (Editora Litteris), a partir das 19 horas. Será um prazer contar com sua presença.
Octavio Caruso – Ator, Escritor e Crítico de Cinema
Site: www.devotudoaocinema.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/cinema.octaviocaruso