por Murilo Rocha
Breve receituário e ofertas de ocasião para alguns dos inúmeros males que nos afligem todos os dias:
Se você está desanimado, sem apetite para ataques aos cofres públicos ou para subornar seus colegas do Congresso ou do Judiciário, tome os Embargos Infringentes do Dr. Lewandowski. Seu ânimo voltará logo, junto com os cargos que você perdeu. Não há risco de efeitos colaterais, como a cadeia.
Problemas de visão? Veja com fantástica nitidez seus programas preferidos nos aparelhos de TV de 60 polegadas do Tribunal de Contas da União. Você se sentirá como um rei, incluindo os rendimentos. Garante-se verbas indenizatórias e outros penduricalhos salariais, a salvo de qualquer limite constitucional.
Se a questão é falta de dinheiro, a solução é rápida e simples: o Centro Assistencial Meu BNDEs para Empresários Desvalidos lhe assegura verbas públicas perpétuas, sem contrapartida de resultados. Em caso de quebra, não se preocupe: o Plano de Recuperação Extrajudicial lhe dará tempo e tranquilidade para jamais pagar as dívidas e não correr riscos. Mediante taxa adicional, o Centro oferecerá tratamento psiquiátrico para investidores.
Prefere voto aberto ou voto secreto no Congresso? As 384 comissões daquelas ínclitas representações do povo já exercem plena democracia em seu nome: uma aprova, outra rejeita; vai para a Câmara, volta para o Senado. Tudo com vice-versa. Em 2086, no 48º. Governo do PT, teremos a decisão: mandar o STF decidir.
Rejubilem-se, incréus: nossos partidos colocam à sua disposição no Rio, para escolha em outubro, uma lista de sumidades candidatas de matar de inveja eleitor dinamarquês: Garotinho, Lindinho, Pezão e Crivella. Escolha qualquer um, você vai perder mesmo.
Seu filho está cansado de ficar em casa jogando videogame e enchendo sua paciência? Mande-o para uma temporada de repouso em qualquer escola pública. Garante-se que, pelo menos durante dois meses ele ficará sem fazer nada.
Aborrecimentos com credores e falta de dinheiro? A Consultoria EBXXXXX está pronta para resolver seu problema, com ampla cobertura. Oferece desde assessoria junto ao BNDES e à CVM. Atua também na Justiça criminal, caso seu filho atropele alguém quando estiver ao volante de um Fiat Uno.
Seus ministros ou deputados metem-se em trapalhadas? O babalaô Luiz Inácio resolve tudo. Trabalhos garantidos, com sólidas evidências baseadas em negativas. Falta de votos também não é problema: o país está cheio de postes que comprovam sua eficácia. O babalaô ainda oferece serviços de ressurreição de múmias políticas, acompanhadas de atestado de credibilidade. José Sarney, Fernando Collor e Paulo Maluf estão aí para comprovar.
Hesitante quanto às eleições? O Shopping Político oferece fartas opções de partidos, para todos os gostos e até para quem não tem nenhum gosto. Dispomos de socialismo capitalista, capitalismo de esquerda, velas a Deus e ao Diabo, sindicalismo de resultados (e que resultados!), tudo o que a imaginação mais delirante possa produzir. Se seu caso é ideologia, porém, não nos procure. Nosso negócio é apenas negócio.
Seu filho ainda não escolheu uma profissão? Aliste-o em qualquer reunião de Black Blocs numa praça ou rua de grande movimento perto de você. Especialistas treinados em serviços de segurança, com sólida formação acadêmica (de MMA), o manterão atualizado com as técnicas mais modernas de vandalismo. E educadores/doutrinadores altamente qualificados o convencerão de que justiça social se faz é com pancada. Além disso, terá onde descarregar sua agressividade sem incomodar quase ninguém. Sigilo absoluto: nem a NSA será capaz de identificá-lo.
Quase certamente você já tem filhos e plantou uma árvore. Se ainda não escreveu um livro, o caminho é o movimento Procure Saber, especializado em biografias autorizadas por ele mesmo. Seus afamados consultores darão receitas seguras sobre como censurar os concorrentes, falar sem dizer nada e escrever depois de receber o texto prontinho, diretamente dos biografados. Garantida absoluta segurança quanto a processos por calúnia ou invasão de privacidade.
Murilo Rocha é jornalista.