por Rogeria Gomes
Uma noite dedicada ao teatro. Uma festa em que o teatro é reverenciado por aqueles que fazem a magia acontecer. Em sua sétima edição o prêmio, que acontece no Copacabana Palace, homenageou uma das atrizes mais prestigiadas no cenário brasileiro: Eva Wilma cuja trajetória soma mais de sessenta e seis anos dedicados as artes cênicas.
A noite foi marcada por discursos em prol da cultura e a abertura contou com atores cantores acompanhados pela Orquestra Cesgranrio de Música com as canções ‘Apesar de Você’ e É Proibido Proibir” A apresentação do evento ficou a cargo dos atores Lázaro Ramos e Zezé Motta, sob coordenação geral de Leandro Belinni, Secretario Executivo de Cultura da Fundação Cesgranrio. A idealização e do renomado Prof. Carlos Alberto Serpa, um dos mais expressivos empreendedores da cultura nacional.
A premiação abrange doze categorias, portanto muitos indicados.
Receberam os prêmios:
– Melhor Figurino: Marcelo Marques
– Melhor Cenografia : Bia Junqueira
– Melhor Iluminação : Renato Wiltgen
-Melhor Ator : Leonardo Netto
– Melhor Ator em Musical : Patrick Amstalden
– Melhor Atriz : Analu Prestes
– Melhor Atriz em Teatro Musical : Letícia Soares
– Melhor Direção : Rodrigo Portella
– Melhor Direção em Musical : Tony Lucchesi
-Melhor Texto Nacional Inédito: Leonardo Netto
– Melhor Espetáculo : As Crianças
– Categoria Especial : Bel Kutner e Marcia Rubim
Ainda no evento a atriz Ruth de Souza foi lembrada com justa homenagem em referencia a sua bela trajetória, reforçada por um número musical com Kátia Raquel e palavras emocionadas de Lázaro Ramos e Zezé Motta, que relembrou a importância da atriz para o universo de atores negros, que lutam por reconhecimento. Ruth foi sem dúvida, uma guerreira e incansável na conquista deste espaço.
A noite foi marcada por muitos discursos em favor da democracia e da cultura, cada premiado fez questão de ressaltar o momento crítico que a cultua enfrenta, lembrando sempre a resistência do teatro a longo de existência.
A homenageada, Eva Wilma fez questão de lembrar o teatro Copacabana Palace que memoráveis espetáculos abrigou, além do Oi Casa Grande que está ameaçado de fechar suas portas. Lembrou também marcos significativos de sua carreira, seus mestres, companheiros de trajetória e a importância do teatro em sua vida.
A cerimônia foi marcada pela emoção e pelas palavras de resistência que o teatro precisa manter frente ao momento que o país atravessa. Uma noite calorosa digna de sua proposta: homenagear o teatro, esta arte que tanto nos representa.