por Bruno Cavalcanti
Embora nunca tenha saído definitivamente de cena, o grupo vocal feminino Cantrix (em foto de Paola Prado) já contabilizava pelo menos 10 anos longe dos holofotes. Formado em meados de 2006 por atrizes cantoras que acabaram traçando diferentes caminhos – a maioria dentro do teatro musical –, o grupo surgiu a convite de uma agência e, a partir daí, tomou vida própria e seguiu interpretando um repertório eclético que irmanava desde clássicos da música popular brasileira até temas que se tornaram hits na música pop.
Agora, parte da trupe original formado por Renata Ricci, Yael Pecarovich e Lívia Graciano se reencontra para um show especial, dessa vez com a adesão de Luciana Bollina, que ganhou destaque por protagonizar a web série Red.
No show Cantrix Canta Gil, que aporta no palco da casa de shows Paris 6 Burlesque hoje, 05 de setembro, o quarteto prega temas que dialogam com o mundo contemporâneo, entre eles – e talvez o mais forte – o empoderamento feminino.
Em uma produção formada exclusivamente por mulheres, o projeto visa a prática do processo de visibilidade do trabalho feminino, acoplando profissionais do gênero desde áreas técnicas até a seara criativa.
“A maternidade me fez admirar muito mais as mulheres e enxergá-las de uma outra maneira. Comecei então a ficar incomodada por me sentir apenas proclamando o discurso feminista e não fazendo nada efetivo a respeito. Percebi que a melhor maneira de empoderar uma mulher é dando um lugar para ela”, explicou Renata Ricci, uma das principais entusiastas do retorno do grupo.
Neste retorno, o grupo deixa o conceito eclético momentaneamente para trás e aposta no repertório único do compositor baiano Gilberto Gil. Questionada sobre a presença de um compositor masculino em meio a uma seara majoritariamente feminina, Ricci conceitua: “Apesar de ser homem, o Gil tem uma ligação com essa questão de gênero, e uma visão acerca daqueles que não se sentem pertencentes ao gênero estipulado muito moderna e universal”.
A ideia de interpretar o compositor veio também por incentivo do empresário e produtor cultural Marco Griesi, um dos responsáveis pelo retorno do grupo a partir de um convite para que compusessem a programação do projeto Versão na Praça, apresentado aos fins de semana em praça pública ao lado do Teatro Porto Seguro.
Grisei optou por Gil quando o grupo apresentou as duas propostas: um show com versões do compositor de Drão, ou um espetáculo com o repertório da rainha do pop, Madonna. A partir dessa experiência, e também pela agenda corrida de todas as integrantes – que se dividem entre espetáculos, shows, gravações e a maternidade – decidiu-se que o show Cantrix Canta Gil seria contínuo.
A apresentação acontece hoje às 21h e os ingressos custam R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia) e podem ser comprados através do site da Ingresso Rápido ou na bilheteria local. O Paris 6 Burlesque fica na Rua Augusta, número 2809.