por Dra. Paula Bellotti
Todo mundo já sabe o quanto é importante cuidar da pele em todas as estações. Uma rotina de cuidados básicos, incluindo limpeza adequada, uso de filtro solar diariamente e visitas regulares ao dermatologista, pode garantir uma pele linda e saudável em todas as fases da vida.
Com o passar dos anos, alterações hormonais e exposição excessiva ao sol, é comum surgirem alterações na textura da pele, manchinhas, poros abertos e vasinhos, entre outras queixas comuns ao processo de envelhecimento cutâneo.
Mas a boa notícia é que a tecnologia caminha as passos rápidos e largos na Dermatologia, oferecendo novos e eficazes protocolos de tratamento, cada vez menos agressivos e que não tiram o paciente da sua rotina, nem causam dor ou desconforto.
No Rio de Janeiro, então, onde temos sol o ano inteiro, os lasers menos agressivos são uma tendência cada vez mais forte. E nessa linha, uma supernovidade para o tratamento da pele na estação é o Laser de Picosegundos, que tem um pulso muito curto, atuando de forma rápida na pele e gerando o mínimo de inflamação na área tratada, reduzindo assim as chances de o paciente sofrer com os efeitos colaterais de outros lasers, como sensibilidade excessiva, vermelhidão e descamação.
Esta nova tecnologia é hoje considerada ‘padrão-ouro’ para o tratamento de uma série de lesões pigmentares, especialmente o melasma, aquelas manchas acastanhadas que surgem em geral na face, umas queixas mais frequentes no consultório.
Além de clarear as manchas, ele tem um modo de operação chamado Picotone, que atua na superfície da pele, deixando-a com um aspecto como se a pessoa tivesse usado um BB Cream. É o nosso BB Laser! Ele melhora, significativamente, a textura e o viço, ajudando ainda na redução dos poros, suavizando as olheiras e melhorando a qualidade geral da cútis.
Além disso, o laser de picosegundos pode ser usado também para remover tatuagens. Seja para qual indicação for (manchas, tatuagens ou rejuvenescimento), ele pode ser feito em qualquer tipo de pele e em qualquer época do ano, inclusive no verão.
O tratamento requer, em geral, um mínimo de três sessões, com intervalos de 15 a 20 dias entre cada uma e um pós-procedimento muito tranquilo para o paciente.
É a tecnologia a favor da saúde e beleza da pele!