por Elda Priami
O design que vira as costas para a padronização aposta em peças com alta tecnologia, e outras que valorizam o lado artesanal. Tudo com bom humor e beleza para diferentes estilos de vida.
O traço inconfundível de Hans J. Weger está na Circle Chair. O mestre dinamarquês viveu 93 anos e só aos 72, em 1996, criou a cadeira que é considerada sua obra-prima. Ele desenhou mais de mil peças e tem seu trabalho também reeditado aqui. Sofisticado e inovador é muito copiado em todo o mundo por seu olhar visionário e pelas formas que desafiam o convencional, como a cadeira em forma de círculo, em madeira, corda e tecido. O tom preto é luxo cosmopolita.
Outra reedição de Hans J. Weger, super em alta, é a poltrona Flag Halyard. Com estrutura em aço, corda lateral e tecido com textura macia, porém resistente, ela une tecnologia e nostalgia. Em lugares onde o frio não é ficção, nada mais aconchegante do que o detalhe da pele sintética.
www.scandinavia-designs.com.br
No ar
A luminária Fragile, de Orlando Midaglia e Creusa Rogato, tem pegada lúdica e bem humorada, estilo dos designers paulistas que apostam na modernidade despojada. Construída em madeira e revestida com folhas de pinus importado ganha os mais diversificados grafismos. Ela lembra caixotes de importação e exportação e, dependendo do ângulo, parece que flutua entre a base e a cúpula. A peça tem 0,30 cm de altura, 0,21 cm largura e 0,21 cm de profundidade, e o jogo de luz não poderia ser mais inspirado.
Memórias
Juntar várias estampas em uma mesma peça, com ousadia, é habilidade rara quando resulta em beleza. Está aí a área de eficácia da italiana Carlotta Oddone, dona e designer da Officina dell’Invisibile. A marca de mobiliário e acessório com essência retrô – criada em 2008 em Turim, Itália, e que, em 2012, chegou a Itaipava, região serrana do Rio -, agora está também na Barra. Junto com o sócio brasileiro Armando Assumpção, a dupla faz artesanato sofisticado cuja inspiração parte das memórias afetivas. O resgate do passado é outra tendência poderosa em todo o mundo.
Jornalista que transita por design, arte contemporânea, arquitetura, gastronomia, enfim, viver em grande estilo.