por Mariza Gualano
“Quando dois homens passam o inverno numa tenda minúscula, na primavera eles acabam como bons amigos.”
Essa fala do personagem de John Wayne no filme Indomável/The Spoilers de 1942, dirigido por Ray Enright, parece descrever o começo de tudo entre Jack (Jake Gyllenhaal) e Ennis ( Heath Ledger) em O Segredo de Brokeback Mountain/ Brokeback Mountain de 2005, com direção de Ang Lee. Sozinhos no alto de uma montanha, os vaqueiros travam o seguinte diálogo:
“- Você vai congelar quando essa fogueira apagar.
– Que gostoso!
– É melhor dormir na barraca.
– Tá bom, então. ”
Eles não foram os únicos. Em 1991, Gus Van Sant em Garotos de Programa /My Own Private Idaho dirige River Phoenix e Keanu Reeves, à noite, na beira da estrada, conversando em volta da fogueira. Mike, o personagem de Phoenix declara seu amor pelo amigo e companheiro de programas. Scott, interpretado por Reeves diz:
“-Só transo com homens por dinheiro.
-Eu sei.
-E dois homens não podem se amar.
-Bem, não sei. Quer dizer, para mim eu poderia amar alguém mesmo que, você sabe, não me pagasse. Eu o amo, você não me paga. Eu quero beijá-lo”.
No faroeste Ataque dos Cães/ The Power of The Dog (2021), da diretora Jane Campion,, o fazendeiro machão Phil, vivido por Benedict Cumberbatch, faz uma confissão para Peter, um adolescente sensível e efeminado interpretado por Kodi Smit-McPhee.
O relato refere-se a seu relacionamento, no passado, com Bronco Henry, por quem ainda nutre uma obsessão e admiração incondicional. E Peter pergunta:
“-Bronco Henry era seu melhor amigo?
-Mais do que isso. Uma vez, salvou minha vida. Estávamos longe, nas montanhas, caçando alces e o tempo virou. Bronco me manteve vivo encostando o corpo no meu saco de dormir. Adormecemos daquele jeito.
-Nus?”
No cinema, montanhas longínquas, o frio, uma barraca e uma fogueira podem fazer muito por alguns cowboys.