por Lu Catoira
A cada temporada notamos diferentes tons e nuances circulantes, tanto na indústria fashion, como também no design gráfico e na publicidade.
São o que chamamos de tendências de moda, lançadas com base em estudos no que se vê no streetstyle – modos de consumo, expressão da personalidade, sentimentos, energia, poder, elegância, funcionalidade.
Esta previsão de cores vem do relatório do Instituto Pantone Color, organização de referência mundial quando o assunto são cores e suas infinitas tonalidades e possibilidades. O Instituto americano determina os tons e os codifica para facilitar a montagem da cartela de cada empresa e suas combinações.
E existe uma tendência na joalheria? Sim, o setor pode trabalhar com as cores do Pantone, mas ela gira mais lentamente e principalmente invade o perfil dos designers de joias. “Entre tantas trends de moda, beleza e estilo de vida, uma não pode passar despercebida jamais: as joias” afirma Alicia Gouveia, no site Glamurama em 31/12/2021
Segundo Rachel Garrahan, na revista Vogue, em 08/02/22, “A joalheria continua a ser uma faísca brilhante em meio à tristeza que permeou nossas vidas pandêmicas nos últimos dois anos “, e é sempre uma compra de satisfação eterna pois são símbolos de beleza, afeto e poder.
Joias sempre foram compras emocionais que refletem as personalidades nas escolhas de raridades acessíveis, símbolos, talismãs e peças da história do design. E a regra é que não há regras: ouro ou prata? Peças pequenas ou grandes? Simétricas ou assimétricas? Funcionais ou com visuais marcantes? Ousadas ou intimistas?
E por falar em joias, completando 38 anos da marca que leva o seu nome, Francisca Bastos lança a coleção Tudo Azul, inspirada nos longos passeios a beira do mar, fugindo da pandemia. Arquiteta de formação e com pós-graduação em design pela PUC/Rio, Francisca escolheu trabalhar com joias por puro prazer e desenvolveu um estilo clássico/contemporâneo. Fez parte do livro É do Rio! publicado pela AJORIO, – Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio – que reiune designers cariocas de joias. Também participou de várias exposições de Joias nos Estados Unidos, França, Canadá, Mônaco, Inglaterra, Itália, Espanha e Peru, além das edições do evento Joia Brasil.
As criações de Francisca Bastos são peças feitas à mão em ouro dezoito quilates, e o seu design é caracterizado pelo uso de uma variedade de pedras preciosas, cuidadosamente selecionadas pela própria designer.
Para a coleção de aniversário, ela buscou os tons de azul nas gemas preciosas como safiras, águas-marinhas e topázio. Os azuis, além de ser uma tendência de cor na cartela Pantone, nas pedras, trazem energias vibracionais positivas, de acordo com a simbologia a elas agregadas.
A safira azul, por exemplo, equilibra as emoções e é conhecida também como pedra da sabedoria. A água marinha, por sua vez, é uma pedra que tem a cor deslumbrante tal como a cor do mar, símbolo de juventude, amor e boa sorte. Já o topázio, simboliza a longevidade.
As peças – anéis, braceletes, colares e brincos –, têm montagens com design delicado, que valorizam as pedras azuis em ouro branco ou amarelo.

Cabouchon de água-marinha, safiras na lateral e fios de água-marinha e pérolas

Água-marinha com topázio azul

Água-marinha com safiras em ouro branco
@francisca_bastos_design
www.franciscabastosdesign.com.br