por Rogeria Gomes
A luta em prol da cultura não é fácil desde sempre. Em alguns momentos, felizmente, o vento sopra a favor.
Antigos teatros vêm sendo apadrinhados e restaurados para alegria da classe, do público, e, sobretudo, para a cidade do Rio de Janeiro que tanto precisa deste respiro cultural. Entender a cultura como investimento tem sido uma tarefa árdua, um trabalho de formiguinha. A economia criativa gera um número considerável de empregos além de possibilitar o bem maior de uma sociedade: o seu reconhecimento cultural. Sem cultura não se constrói uma sociedade legítima.
Recém inaugurado, o Teatro Prudential, é um desses espaços maravilhosos que voltam à cena carioca. Espaço que abrigou o teatro Adolpho Bloch cuja trajetória acolheu ao longo de sua existência primorosos espetáculos. O teatro fica em local privilegiado, no bairro da Gloria, zona sul do Rio, com uma vista de tirar o fôlego, além de reunir beleza e conforto. Essa iniciativa deveu-se ao olhar da empresa Prudential, seguradora de comercialização do seguro de vida individual e empresarial, que entende o valor de agregar sua marca à cultura, ao teatro. Realiza essa tarefa ao lado da Aventura Entretenimento, responsável pela programação e logística do espaço. Parabéns a Prudential por esse passo tão importante e valoroso.
A frente desse projeto está a Vice Presidente de Finanças da Prudential Thereza Moreno , que nos fala sobre o interesse em investir na área e um pouco de sua trajetória. Com a palavra, Thereza Moreno:
- Sua área de atuação é em exatas, com formação em Matemática. Como surgiu seu interesse por esse segmento?
Matemática sempre foi a minha matéria favorita na escola, por isso, quando chegou o momento de escolher qual carreira seguir na faculdade, não hesitei em optar pelo campo das ciências exatas, me formando em Ciências Atuarias.
- Você ocupa a vice-presidência de finanças da Prudential. Não sendo ainda esse um universo muito feminino, sofreu algum preconceito?
Ao longo da minha trajetória profissional, posso dizer que já enfrentei situações delicadas por ser mulher e negra. Algumas vezes assumi áreas onde tive que gerenciar algo que não era a minha expertise principal e fui questionada se iria dar conta. Algumas vezes ouvi frases ou vi atitudes que me trouxeram desconforto pelo preconceito por trás de palavras ou ações. Mas essas questões nunca me abalaram e segui em frente. Trabalhei duro, abracei oportunidades, corri riscos, falhei, tive mentores importantes, busquei retribuir o que recebi e compartilhar tudo que aprendi e se isso for inspiração positiva para outras mulheres, já fico feliz.
- O principal foco da Prudential é a comercialização do seguro de vida individual. Como funciona exatamente esse serviço?
A Prudential do Brasil é uma companhia especializada em seguros de vida. Nosso foco é proteger vidas seja por meio dos nossos seguros individuais ou empresariais. Somos a maior seguradora independente do Brasil neste ramo e estamos há 21 anos no país.
O seguro de vida é um produto muito especial dentro do mercado geral de seguros e deve fazer parte do planejamento financeiro pessoal e familiar de todas as pessoas. Ter um seguro de vida significa proteger financeiramente a si mesmo, os seus funcionários e a quem amamos diante das mais variadas adversidades da vida, minimizando os impactos emocionais gerados pela falta de alguém fundamental ou por conta de uma nova realidade de vida após um imprevisto de acidente ou doença, por exemplo.
É curioso salientar que, durante muito tempo, o produto foi associado apenas à morte e as pessoas não queriam pensar muito sobre o assunto. Atualmente, com o maior desenvolvimento da cultura da educação financeira, esse pensamento foi desmistificado, já que existem muitas coberturas do seguro de vida que podem ser utilizadas em vida, como proteção para o caso de doenças graves, diárias de internação hospitalar, perda de autonomia pessoal, entre outras.
- A Prudential tem alcance internacional. E no Brasil, qual a abrangência da empresa?
A Prudential do Brasil é uma subsidiária da Prudential Financial Inc, uma das maiores instituições em serviços financeiros no mundo, com mais de 140 anos de existência e operações em mais de 40 países. Aqui no Brasil, estamos há 21 anos e somos a maior seguradora independente do país no ramo de vida, com 26% de market share. Nossa matriz é no Rio de Janeiro, mas também estamos presentes em todo país.
Nosso desempenho tem sido muito positivo no mercado. Nos últimos 10 anos, registramos um crescimento médio de 30% no segmento de planos individuais. Em 2018, fechamos R$ 2,1 bilhões em faturamento de seguros de vida individual e mais de 430 mil apólices emitidas.
Somamos mais de 400 mil clientes de seguro de vida individual. Desde 2017, também ingressamos no mercado de seguros de vida em grupo e, atualmente, possuímos mais de dois.
- Qual a sua ligação com o teatro?
O Teatro Prudential é mais um incentivo da Prudential do Brasil à cultura. Temos muito orgulho de ter ajudado a devolver esse patrimônio para a cidade do Rio de Janeiro. A vice-presidência de Marketing & Digital, liderada por Aura Rebelo, foi a responsável por esse projeto, que contou com todo meu apoio, como vice-presidente Financeira, e ainda como CEO Interina, pois na época do planejamento e da validação dessa iniciativa eu estava com essa função temporária.
- Como surgiu a ideia da empresa Prudential em se tornar parceria de um teatro?
Com 21 anos de atuação no país, a Prudential do Brasil chegou a um novo momento, no qual busca tornar a marca ainda mais conhecida, principalmente junto ao público jovem que ainda não pensa no seguro de vida. Desta forma, pensamos em ações estratégicas que aproximassem a empresa das pessoas.
O Teatro Prudential é um dos nossos grandes projetos em 2019 e irá nos ajudar a trabalhar a diversidade e o acesso à cultura, contribuindo para ampliar o conhecimento da nossa marca. Além de proporcionar um momento de bem-estar, que tem tudo haver com o propósito do seguro de vida, que é levar tranquilidade para as pessoas.
- O que mais motivou a empresa neste investimento, em um momento delicado da economia brasileira?
Entre os diversos motivos que nos incentivaram a investir no Teatro, um deles foi bem especial: a possibilidade de trazer de volta à cena carioca um patrimônio tombado, tão importante para o Rio de Janeiro. O antigo Teatro Manchete, hoje Teatro Prudential – Sala Adolpho Bloch, é repleto de história, ficou fechado por 18 anos, possui projeto do Oscar Niemeyer, paisagismo de Burle Marx, enfim, era uma joia que estava parada no coração da cidade.
Assim como o negócio da Prudential do Brasil é devolver para as famílias um pouco do patrimônio financeiro perdido diante de imprevistos da vida, fizemos o mesmo com o Teatro Prudential, devolvendo ao Rio um bem precioso, que já está sendo palco de grandes espetáculos. Poder fazer isso para a cultura brasileira não tem preço.
- Quais as expectativas dessa parceria?
As expectativas são as melhores possíveis. Nosso objetivo é que a chegada do Teatro Prudential traga não só a nossa aproximação com novos públicos e reconhecimento da marca como também o reforço da cultura carioca. Por isso, estar junto com a Aventura Entretenimento nesse projeto, que é uma empresa com mais de dez anos de experiência no mercado teatral brasileiro, responsável por grandes produções como Elis, A Musical, Romeu & Julieta, entre outros, simboliza termos bons frutos para as duas empresas.
- O que se torna mais atraente em uma empresa para apoiar a cultura?
Acho que, para uma empresa, apoiar a cultura significa contribuir para uma sociedade mais equilibrada, reforçando a educação, o acesso e a criatividade das pessoas. A cultura é parte fundamental do desenvolvimento social de um país e poder ajudar a promover tudo isso é motivo de orgulho para qualquer companhia.
- Que tipo de incentivo acredita que deveria haver para que outras grandes empresas também sejam estimuladas a esse tipo de investimento?
Acredito que as iniciativas de incentivos fiscais são importantes para que as empresas consigam ajudar cada vez mais o país, permitindo o acesso à cultura para toda sociedade e ainda ajudar no desenvolvendo do meio artístico e cultural.
- O que mais aprecia no teatro brasileiro?
O teatro brasileiro é, na verdade, um agente poderoso para solucionarmos muitos problemas sociais em nosso país. A diversidade e o alcance do teatro brasileiro me encantam e me faz acreditar em um mundo melhor. Comumente, vemos peças com temas desafiadores e educadores que vêm de encontro com o que queremos para o nosso país e também para o mundo. Conhecer nossas histórias, nossas raízes, nossos medos e nossos heróis pelo teatro é mais do que necessário, é fortalecedor.