por Cristina Gurjão
O que dizer desta pintura, há tanto tempo escondida nas mãos de um colecionador americano e que depois de muita polêmica foi reconhecida como um autêntico da Vinci? Agora,em plena Era de Aquário,Jesus é exibido com um instrumento divinatório, totalmente extemporâneo para a época em que foi pintado. Bem, sabe-se hoje das ligações esotéricas do pintor já propaladas em livros como “O Código da Vinci”, entre outros. Esta seria uma boa confirmação, não é mesmo? Interessante é o silêncio que se faz em torno de algo que não é absolutamente natural: uma bola de cristal nas mãos do Nazareno.
A mídia televisiva exibiu o quadro, como uma das vedetes da exposição e nem uma palavra sobre o objeto esotérico, como se fosse um passarinho, um livro, ou outra coisa qualquer. Sequer uma observação. Foi tão escancarado que achei que tinha tido uma visão e corri para a internet para investigar melhor. Bem, fica aí para vocês a imagem desta belíssima tela com este intrigante objeto. Cada um conclua como quiser. Meu objetivo é instigar a imaginação!
Cristina Gurjão
Carioca, jornalista, professora universitária e estudiosa de temas holísticos. Trabalha com astrologia, tarô, cristais, cores e numerologia.