por Bruno Cavalcanti
Canção lançada em 1982 por Fábio Jr., O Que é Que Há? (Fábio Jr./ Sergio Sá) se impôs como uma das mais belas baladas do repertório do cantor e compositor romântico, que expandiu seu público a partir da segunda metade da década de 1980 com a gravação de repertório popular e, em suma, irregular.
Em rotação desde 16 de maio no Youtube, a regravação de Gal Costa para O Que é Que Há ressignifica os versos criados por Fábio Jr. e Sérgio Sá em gravação magistral. Interpretada pela cantora desde dezembro de 2018, quando caiu na estrada com a turnê de divulgação de seu disco e show A Pele do Futuro, O Que é Que Há se redimensiona na voz dessa intérprete de 73 anos com voz tamanha que parece não sentir o peso da idade.
É claro que o viço da voz já não é mais o mesmo, e nem os agudos permanecem intactos. Cantando em tons mais graves, Gal dá um peso que, embora não extinga a leveza da balada, lhe sublinha os versos questionadores de um amor atemporal, mostrando que os anseios juvenis de uma paixão irracional fogem a qualquer idade.
Nas plataformas digitais via Biscoito Fino, a canção aparece em gravação realizada ao vivo na Casa Natura, em São Paulo, na tarde do show registrado em CD ao vivo e DVD. Sob a direção do diretor teatral Rafael Gomes, celebrizado por encenações como Um Bonde Chamado Desejo e Gota D’Água (A Seco), o single foi registrado sem plateia ao som da voz de Gal e do piano de Chicão, posteriormente emoldurados em arranjos de cordas adicionados em estúdio.
Pungente, a gravação de Gal da pista não apenas do excelente trabalho de captação e mixagem (assinadas por Duda Mello) que estarão no registro do show, mas também do perene cristal que ainda brilha na garganta dessa que, não à toa, ainda é considerada uma das maiores cantoras do Brasil. Em O Que é Que Há, Gal Costa comprova que, com a ação do tempo rei, a cantora apenas se manteve mais soberana.