por Rogeria Gomes
Pensar e trabalhar pela educação é o marco da Fundação Cesgranrio que comemora 50 anos de profícua atividade em prol da educação no Brasil.
Administrada por um Conselho presidido por Carlos Alberto Serpa, a Fundação Cesgranrio investe em novas tecnologias e pesquisas para desenvolver suas atividades de avaliação, concursos, ensino de graduação e pós-graduação, capacitação de professores, projetos culturais e sociais.
Entre suas atividades capacita professores, elabora livros didáticos e auxilia na formação pedagógica de professores. Atua, também, na área de certificação de acreditação em saúde.
Estende sua atuação também às comunidades, desenvolvendo há 18 anos, o projeto “Apostando no Futuro”, com atividades permanentes de reforço escolar, ensino de idiomas e práticas esportivas, entre outras. E para disseminar o conteúdo de estudos realizados, edita livros, relatórios técnicos e as revistas científicas Meta: Avaliação e Revista Ensaio. Sua atuação é reconhecida não só pelo comprometimento como pelo trabalho desenvolvido ao longo de seus 50 anos de existência.
Em palavras de seu Presidente, Prof. Serpa, “discutir a educação é fundamental para a melhoria do ensino no país”. Para celebrar a data, a Fundação prepara uma programação bastante interessante, aberta ao público, com o propósito de pensar a educação no Brasil realizando seminário sobre o tema. E ainda, programa a inauguração de um novo campus operacional e tecnológico, situado na Avenida Paulo de Frontin, próximo à sede.
Seminário: “Formação de Professores: a reinvenção necessária”:
13 de outubro
“Professores para o Ensino de Ciências – o Modelo STEAM e a formação transdisciplinar, novas estruturas curriculares” com Fernando Rizzo (PUC-Rio, Ex-Diretor do Instituto Nacional de Tecnologia), Giovanni Lima (Gerente de Educação Básica do Sesi-RJ) e Elaine Senra (Faculdade Cesgranrio).
“Professores para o Ensino de Artes- A cultura e as artes como fatores determinantes da formação do professor” com Arnaldo Niskier (Academia Brasileira de Letras), Eduardo Vaccari (Faculdade Cesgranrio), Leandro Bellini (Fundação Cesgranrio).
“Novas Tecnologias e a Formação de Professores: Metodologias Ativas, Inteligência Artificial e Nuvem, Games e Aulas Práticas no apoio ao ensino” com Fredric Litto (Academia Brasileira de Educação e Presidente da ABED), Paulo Millet (Rio Soft e Presidente do Conselho Empresarial de Educação da ACRJ), Ronaldo Mota (Academia Brasileira de Educação), Claudio Nascimento (Faculdade Cesgranrio).
14 de outubro
“A Avaliação como Instrumento de Melhoria da Qualidade no Processo de Formação dos Professores” com Nilma Fontanive (Fundação Cesgranrio e Faculdade Cesgranrio), Lilian Nasser (Instituto de Matemática da UFRJ); Glauco Aguiar (Faculdade Cesgranrio).
As inscrições devem ser feitas através do site: https://bit.ly/facesg5anos