por Lu Catoira
Novembro chega com eventos de moda presenciais, on-line e híbridos. Depois de a pandemia restringir as apresentações online de desfiles – muitos se tornaram apresentações vrtuais – palestras em lives e até lançamentos de livros on-line, a moda começa a retornar ao caminho de eventos. Novembro já está com programação intensa:
De 4 a 6 de novembro, o Salão de Negócios do VesteRio apresenta a sua décima primeira edição no Centro de Eventos VillageMall, na Barra da Tijuca, para compradores, O evento reúne cerca de 30 marcas com coleções para o outono-inverno 2020, e projetos sociais Pipa Social, Nós do Crochê e Coopa-Roca (no Espaço Tem Moda No Rio), além do Banco de Talentos LGBTQIAP+ da Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Dias 8, 9 e 10 de novembro, será a vez do VI Congresso de Direito da Moda da Comissão do Direito da Moda, da CDMD / OAB do Rio de Janeiro, com o tema Direito, Moda e Esporte. Além da participação de importantes nomes do mercado das três áreas, incluindo atletas e patrocinadores, haverá o II Concurso de Estampas e o IV Concurso de Pôsteres Acadêmicos. O evento é gratuito, on-line, e as inscrições podem ser realizadas em Eventos, no site cdmd.com.br.
Dia 17 de novembro marca o lançamento presencial de publicações de moda. O livro Estética de Moda, Styling & Produção, da Cândido Editora, que, com muita satisfação dividi a autoria com Cristina Seixas, reúne textos que, em primeiro lugar, mostram a paixão de trabalhar na moda, e viaja sobre anos de experiência para mostrar a grande engrenagem que existe atrás da criação de imagens. O lançamento será na loja Fernanda Chies, no Fórum de Ipanema, de 17 às 20 horas.
De 17 a 20 de novembro no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo será a vez do SPFW+Regeneração, com 48 desfiles (deste, 23 serão digitais) e projetos inclusivos, sustentáveis e culturais. Além dos desfiles, o evento terá quatro Encontros Criativos e seis Mentorias sobre Moda Empreendedora. Durante o evento, todo o conteúdo estará disponível nos canais do #SPFW.