por Lu Catoira
Um evento de moda é um exercício de estilo para as marcas. Uma forma de divulgar o trabalho de uma estação ao mercado. É um momento em que propostas são apresentadas por estilistas e designers e que traduzem, na prática, desejos de consumo.
Uma semana de moda é o ápice do trabalho da cadeia têxtil, terceira indústria que mais emprega no país e orienta o mercado. Para a jornalista Lilian Pacce, “as semanas de moda organizam todo o segmento, da indústria ao varejo, concentrando os principais lançamentos num determinado período e, com isso, as marcas ganham mais divulgação na mídia e facilitam a vida do comprador de atacado”.
É um dos momentos de início do calendário de lançamentos: da apresentação da coleção em desfiles ou showroons; de venda a pedidos a entregas; de lançamentos na loja e de iniciar novas pesquisas para preparar a nova coleção.
O desfile é dos eventos mais importantes da moda. É o momento dos flashes do que surge na passarela e dos famosos fotografados, dos fashionistas lançando modismos. Tudo vira destaque nas mídias em geral. No momento atual, os desfiles deixaram de funcionar só como uma vitrine das roupas que vão ser vendidas nas lojas na próxima estação. Algumas grifes desfilam produtos no esquema see now buy now que são oferecidos para venda imediata.
Os eventos de moda refletem as histórias do nosso tempo – podem ser desfiles comerciais ou performáticos, exposições temáticas ou vitrines com identidade das grifes. Os eventos têm se adaptado ao mercado, ganhado parcerias de espaços de arte e artistas, reorganizando negócios, como desfiles ao vivo via web, fotos das celebridades com roupas da marca, selfies de blogueiros.
Feiras e bazares também são eventos importantes e têm o seu espaço pois apresentam produtos de novos designers e o mercado de genéricos de marcas.
Para citar alguns eventos de moda: o famoso SPFW (São Paulo Fashion Week), sempre celebra o poder transformador da energia criativa, com a média de 30 desfiles, além de exposições e lançamentos de livros. Também marcam importantes desfiles os eventos Minas Trend e o Dragão Fashion, além de feiras técnicas como a Febratex. No Rio, VesteRio no formato que oferece um salão de negócios, um outlet com marcas famosas, exposição e desfiles de novos designers que injetam frescor à moda, a Fevest que acontece no Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo. Marca presença também o Circuito Moda Carioca, uma feira com vendas a varejo.

SPFW – Lilly Sarti

Exposição de alunos de moda do Senac

Feira – Circuito Moda Carioca

Dragão Fashion – Ronaldo Silvestre