Maria Bonita, Verão 2011
Daqui a pouco, quando terminar o período de liquidação, as consumidoras de moda entram em contato direto com os lançamentos do verão 2011. Nas lojas, os modelos, as cores e as texturas que vão viver mais uma temporada quente.
A marca Maria Bonita é uma das referências mais sólidas da moda brasileira. A cada coleção confirma a sua personalidade e ganha novos ares sem perder a essência. Criada por Maria Cândida Sarmento trouxe um conceito sóbrio e chiquérrimo. Trouxe também a constatação de que o Rio de Janeiro poderia fazer uma moda bem distante dos clichês de balneário. Isso nos anos 80. Desde então se mantém com a dignidade de quem sabe seguir um caminho próprio e muito cosmopolita.
Hoje, nas mãos da estilista Danielle Jensen, a marca se renova, mas não perde a identidade. Desta vez, a inspiração veio da obra da fotógrafa Anna Mariani. Ela tornou-se conhecida principalmente pelas fotos de fachadas e detalhes de arquitetura de casas populares, no Nordeste, que fez na década de 70. Publicou os livros Pinturas e Platibanda, em 1987, e Façades, em 1988. Em 1992 lançou o livro Paisagens, Impressões – O Semi-Árido Brasileiro, no qual reuniu imagens nordestinas realizadas ao longo de três décadas. É nesta fonte que a estilista buscou a inspiração para o verão 2011 e fez do elemento rústico o ponto de partida da coleção Platibandas, apresentada na São Paulo Fashion Week, em junho.
Com náilon de vara de pescar, renda renascença, couro cru, corda, ou seja, com o que há de mais rústico no nordeste brasileiro, surgiram roupas urbanas, sem nenhum toque regional e com um pique moderníssimo. Entram em cena as silhuetas soltas, assimétricas, cores de cal tingidas e desbotadas. E também muitos tecidos amassados com um despojamento refinado.
A calça comprida chega mais curta e ampla. O vestido de alça se reveste de geometrias e parece feito em papel. Os tops também ficam mais soltos. Os tecidos são articulados e dão a impressão de dobradiças. As fendas confirmam uma sensualidade charmosa, sem nenhuma vulgaridade. O trabalho artesanal do Nordeste ganha um design urbano sofisticado. Por exemplo, o náilon de pescaria, tricotado à mão, chega em camisetas regatas macias e com toque hi-tech.
A marca criada por Maria Cândida Sarmento e Malba Paiva acompanha os movimentos do tempo. A mulher que tem classe e rejeita todo e qualquer sintoma de sensualidade mais explícita encontra em Maria Bonita o seu habitat fashion. Logo nas lojas!
Elda Priami é jornalista e consultora de estilo.