Acabo de estar em Madri em visita quase relâmpago de dois dias , onde assinei convênios para ampliar o nosso Dicionário Houaiss- Cravo Albin da MPB, hoje o maior banco de dados de música popular do mundo. Na foto de hoje pela manhã , Ricardo Cravo Albin e o engenheiro André Barros , criador do ECAD- Brasil, e consultor internacional da SGAE [a maior sociedade arrecadadora de direitos autorais da Europa], ladeiam Rafael Lopez, Diretor Geral da Fundación Cultural Hispano Brasileña ,que promete celebrar brevemente os centenarios de músicos brasileiros com a curadoria do Instituto Cravo Albin, a começar por Noel Rosa. Chico Buarque receberá convite da Fundação para falar sobre o poeta da Vila, ao lado de Martinho, também da Vila.
Mando para o site outras notas de Madri-Lisboa :
O famoso restaurante BICE de Madri – cada vez melhor e mais caro – recebia ontem um grupo de músicos e cineastas que lá estiveram para conversar comigo. O tema mais comentado no jantar foi o filme ainda não concluído de Fernando Trueba sobre Tenório Júnior, o pianista assassinado pela ditadura argentina Falou-se também sobre Vinicius de Moraes, que, ao final, foi brindado com champanhe . No momento em que informei que o poetinha acabara de ser promovido post mortem pelo Congresso como “Embaixador do Brasil, os brasileiros presentes chorararm . Pura emoção e amor ao graaaaande Vina !
Falando em Vinicius, a casa-museu da cantora ícone do fado Amália Rodrigues, em Lisboa, onde Vinicius gravou ao vivo célebre disco recém editado agora em CD, está fechada. Sem explicacões e sem data para reabrir. Até parece o Brasil, né não ?
Esta semana ficou acertada a realização, ano que vem, em Madri, de um primeiro festival de filmes que abordem tão somente a MPB , tipo Simonal, Macalé, Cantoras do Rádio ou Vinicius . A idéia será apresentada ao Itamaraty semana que vem.
Roberta Medina – a linda executiva filha de Roberto Medina – acaba de quebrar a perna em queda de cavalo no Estoril. Em plena execução do Rockin Rio in Lisboa, o pai da amazona acidentada teve que assumir todas as rédeas do Festival. Que acabou de trazer nesta semana a colombiana Shakira,que teve público de quase 100 mil pessoas . O que, para Lisboa, é o máximo de bem sucedido .
Ricardo Cravo Albin