por Anna Ramalho
Diante desse confinamento comprido – e que, diante dos últimos e alarmantes números, ainda me manterá em retiro por um bom tempo – caí de boca no mundo das lives na minha conta do Instagram. E estou adorando. Gosto de falar, gosto de entrevistar e adoro rir – motivos suficientes pra me tirarem da inércia. Tem sido ótimo e a audiência vem aplaudindo, o que faz toda a diferença.
Mas essa semana fui convidada para um bate-papo com o jovem Alan Victor, 25 anos, comandante do IG @riofaciloficial, cheio de dicas boas sobre o Rio e com mais de 100 mil seguidores. Alan fez uma ótima entrevista e falamos tanto que estouramos o horário. Foi muito legal. Ele havia me enviado um roteiro do que poderia ser a entrevista e me dei conta, depois, de que não respondi a uma das perguntas mais interessantes. Ele queria saber quem eu não entrevistei e gostaria de entrevistar.
É pergunta difícil. Tem muita gente que eu ainda gostaria de conversar mais longamente. Fernando Gabeira e Nelson Motta, por exemplo. Dois jornalistas que admiro profundamente. Antonio Fagundes e Glória Pires – atores com A maiúsculo, exemplos de vida e de ética.
***
Meu lado megalomaníaco, no entanto, me faz sonhar com o impossível. Adoraria entrevistar a Rainha Elizabeth. Acho a monarca inglesa o máximo dos máximos e não é só por causa da excelente série The Crown. Amo Elizabeth pelo conjunto da obra: aos 94 anos, segue um exemplo de profissionalismo para o mundo todo. Profissionalismo, sim, porque a Rainha – ainda que não governe – faz política, dá suas opiniões, aparece publicamente sempre que necessário e sempre com a bolsinha, o chapéu e aquela elegância que é só dela. Gostaria, na entrevista, de visitar o closet da Rainha (que deve ocupar vários aposentos), ver suas joias de gala e as mais normaizinhas, tomar um chá das 5 em Buckingham, fazer reverência e tudo mais a que tivesse direito.
Sobretudo gostaria de saber como ela mantém a dignidade e a serenidade com as peraltices de sua família – o sucessor no trono, Charles, que escreveu a sua Camilla, quando o amor ainda era clandestino, que sonhava em ser o Tampax da lady. Como atravessar um casamento de 72 anos, com um príncipe sedutor e aprontador, sem jamais sequer aparentar qualquer tipo de desconforto. Seria interessante saber hoje o que ela diria de Lady Di, cuja trágica morte causou o primeiro arranhão em sua imagem pública. Como se sentiu quando o neto Harry comunicou que casaria com uma atriz mestiça, americana e divorciada. O que acha da Duquesa de Cambridge, a bonita Kate Middleton, que casou com seu neto mais velho. As peraltices bem pesadas do Príncipe Andrew, conhecido assediador de ninfetas. O que realmente pensa do descabelado premier Boris Johnson e de Sir Paul McCartney.

A Rainha Elizabeth com o filho e seu futuro sucesso, o Príncipe Charles. Ao fundo, a futura princesa consorte, Lady Camilla, Duquesa da Cornuália
Finalizaria com a pergunta mais palpitante: Sua Majestade, aos 94 anos, pensa em renunciar para que seu filho, o Príncipe Charles, um senhor de 71 anos, possa ter o gostinho de reinar ? Afinal, o coitado espera por isso desde que nasceu e mãe é mãe, né, não? Às vezes, penso que Elizabeth sobreviverá ao filho. Ela está ótima. Semana passada cavalgava em Windsor como se não houvesse amanhã – e nem Covid 19.

A Rainha e o casal rebelde da monarquia hoje vivendo no Canadá: Meghan e Harry
Imagino que ela não responderia à minha pergunta. Delicadamente apertaria aquela campainha que a gente vê no The Crown para que o secretário particular me pusesse no olho da augusta rua.
Saindo do sonho, reafirmo: amo Elizabeth, mulher de fibra e coragem. God save the Queen.

Impressionante a vitalidade da Rainha: aos 94 anos, cavalgando ontem em Windsor
***
Como disse acima, sou megalomaníaca. Na verdade, hoje, eu gostaria de entrevistar Deus. Ele mesmo. Pra saber por que Ele criou um país tão lindo, tão rico, tão ensolarado, tão alegre para deixá-lo – com honrosas exceções, desde o Brasil Colônia – em mãos de governantes tão incompetentes.
Aproveitaria o encontro pra pedir que Ele mande seu Filho ao mundo novamente. Vivemos um tempo em que, francamente, só Jesus na causa.
***
Quem quiser me dar a honra de participar das minhas lives, o endereço é Instagram @annaramalhojornalismo. Hoje estarei lá no voo solo, às 19:30 h. Na sexta, mesmo horário, entrevisto o grande cirurgião plástico e amigo de mais de 30 anos, Carlos Fernando Gomes de Almeida. Na segunda, outro amado amigo-irmão: o talentoso e criativo arquiteto Chicô Gouvêa. E vamos que vamos!
#fiqueemcasa #vaipassar