por Stella Torreão
A obesidade infantil cresce, de forma assustadora no Brasil. Dados recentes do Ministério da Saúde apontam um aumento de 6,4% para 9,2% de crianças com sobrepeso na faixa das que têm menos de cinco anos. Sendo que uma parcela representativa dessas crianças já apresenta obesidade grave. Estamos no mês das crianças e, mais do que nunca, é nelas que precisamos pensar.
A prevenção dessa doença que em outros países, como os Estados Unidos, já se configura em uma epidemia, é de fundamental importância para o futuro de nossas crianças. O crescimento com excesso de gordura no corpo aumenta os riscos de doenças e transforma a vida dessas pessoas em uma eterna luta “contra a balança”. Para que tenhamos brasileiros mais saudáveis, é importante que façamos um grande investimento, desde já, na prática de exercícios físicos, acompanhamento médico e também nutricional.
Desde que me formei e comecei a trabalhar como professora de educação física, as crianças, e a qualidade de vida delas, estão entre as minhas prioridades. Tanto assim que no Espaço Stella Torreão, que abri com minha sócia Claudia Jimenez em 2000, além da natação infantil, atividade de muito sucesso, passamos a oferecer outras modalidades para os pequenos, caso do Water Polo infantil.
A natação melhora a capacidade cardiorespiratória, a coordenação, o equilíbrio, a agilidade e a força, entre outros inúmeros benefícios. O primeiro esporte da vida da maioria das pessoas, a natação é muito bem aceita pelos pequenos, que se divertem a valer enquanto se desenvolvem. No Espaço, temos ainda uma aula especial, batizada de Dia da Roupa, que contempla os ensinamentos necessários para evitar afogamentos. Eu mesma trouxe a ideia do Canadá e o sucesso foi enorme. Já temos, inclusive, registros de relatos de mães que atribuem aos nossos ensinamentos o salvamento de seus filhos em situações de risco em água.
Estamos investindo em uma novidade no Rio: turmas de water pólo para crianças com idades entre seis e dez anos. Firmamos uma parceria com a diretoria de Polo Aquático do Clube de Regatas do Flamengo e vamos oferecer mais essa opção de atividade física para os pequenos. Nossa expectativa é muito grande porque trata-se de um esporte completo por trabalhar a coordenação motora e a capacidade de raciocínio. Além disso, a atividade é indicada tanto para as que são mais introvertidas quanto para as mais expansivas.
Natação, ioga, water polo…o tipo de atividade física não importa. O importante mesmo é estarmos atentos ao desenvolvimento de nossas crianças, colocá-las, desde cedo, para praticar exercícios físicos e oferecer a elas, sempre, alimentos saudáveis. E, claro, tudo com acompanhamento dos melhores profissionais e médicos. Afinal, nossas crianças merecem o melhor.
Stella Torreão
Professora de educação física e diretora técnica do Espaço Stella Torreão.
Em 2009, foi escolhida como Embaixadora do Rio no segmento Saúde