por Lu Catoira
Os concursos têm como objetivos principais promover o aprimoramento técnico de alunos e novos designers, propiciando aos participantes a oportunidade de apresentar suas criações ao mercado de moda – desde a pesquisa, escolha do público alvo e materiais, além da produção final num desfile.
Entre os dias 6 e 7 de novembro, dois importantes concursos dirigidos a novos talentos acontecem no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
No dia 6 de novembro, a partir das 16 hs, será aberta a segunda etapa do concurso Jovens Talentos Moda Senac RJ, com a exposição de peças individuais e desfiles de coleções de alunos e ex-alunos da instituição – nas áreas de criação, costura, modelagem e produção de moda para pôr em prática seus conhecimentos.
A iniciativa foi lançada em abril, na 7ª edição do Veste Rio, durante as oficinas oferecidas no evento. Na primeira etapa, foi realizada a seleção de 21 finalistas por meio de uma banca julgadora composta por instrutores e especialistas da área, incluindo o Embaixador de Moda do Senac RJ, Vitorino Campos – que acompanhou o desafio por meio de encontros periódicos com os competidores. Os finalistas são: Anna Terra Fiquene, Andreza Gomes,João Freitas, Marcella Brandão, Matheus Marques e Wagner Bittencourt.
Os trabalhos foram desenvolvidos pelos alunos, traduzindo o que é a identidade da moda carioca, com suas pluralidades e diversidades. A banca julgadora do concurso está formada por Vitorino Campos – embaixador de Moda Senac Rj; Marcia Disitzer – jornalista de moda; Rick Yates – consultor de moda; Thomaz Azulay- estilista da The Paradise e Mario Queiroz – designer, que, ao final do evento, lançará o livro “A imagem do homem no século XXI”.
No dia seguinte, 7 de novembro, a partir das 15 horas, a Castanhal Companhia Têxtil, maior fabricante de fios e telas de fibra de juta das Américas, promove, em parceria com o Senai Cetiqt, o Concurso JUTA – Fibra Sustentável na Moda. Os desfiles acontecerão no Fashion Lab da instituição, que fica na Rua Magalhães Castro, 174, Riachuelo.
Sete duplas foram selecionadas e apresentarão dois looks comerciais completos de vestuário com acessórios, utilizando os tecidos e aviamentos com fio de juta como a principal matéria-prima dos looks.
Os tecidos da empresa Castanhal são desenvolvidos com o fio de juta são 100% biodegradáveis e serão usados em diversas construções (fio de juta e algodão, fio de juta com lurex prata e juta para tricô e crochê). Os aviamentos das peças são da coleção da Hak de Nova Friburgo. Outros parceiros foram a lavanderia Cilave que auxiliou no tingimento e amaciamento dos tecidos em juta e a Alpargateria Cervera de São Paulo, que cedeu as palmilhas em juta para a elaboração dos calçados.
As duplas, compostas por alunos dos cursos de Estilismo, Design de Moda, Produção de Vestuário, Gestão de Planejamento e/ou Técnico em Vestuário, receberam coaching para aprimoramento técnico de suas habilidades com o apoio dos consultores do LAB do Instituto Senai Cetiqt do Rio de Janeiro, durante o período de desenvolvimento dos produtos.
As duplas finalistas são formadas pelos alunos Pedro L. T. Louzada e Joana Litiman; Maria Clara e Talita Costa; Amanda Brêtas Almeida e Flávia Souza; Daniel Gomes Pereira e Larissa Alves de Sant’Ana; Dara Walsh de Oliveira Peres e Gabriel Modesto Dau; João Marcos e Thaynara Bragança; e Karina Mello e Gustavo Henrique de Souza.