por Elda Priami
Quem olha para as vitrines da Osklen faz uma radiografia instantânea do estilista e empresário Oskar Metsavaht. Seu lifestyle é a principal referência de sua marca, onde o clima esportivo está sempre presente ainda que estilizado. Para a temporada quente, que começa a chamar a atenção de consumidores que transitam do outro lado do lugar comum, a sofisticação é casual com alguns revivals dos anos 1980, mas livres de nostalgia. As roupas trazem tecidos flexíveis de alta tecnologia, lavagens artesanais e modelagens irreverentes. Os novos nômades urbanos se envolvem em tons coloridos e também na elegância dos neutros. São moderníssimos!
Agora repare nos sapatos. Em versão masculina e feminina, eles seguem a atmosfera cool das roupas. Às vezes lembram aqueles usados pelos gladiadores romanos e outras entram no pique bem british de um modelo Oxford com nova linguagem. Ou ainda surgem como uma botinha de cano curto que adere ao corpo. Mas nada certinho, ao contrário, as inspirações passam por um processo de identidade e aí surgem as linhas contemporâneas. Em couro, pelica, lona e sintéticos há um mash up de materiais super atuais e confortáveis.
Lá atrás, quando os estilistas japoneses chegaram a Paris, no começo da década de 1980, os looks desconstruídos usados com sapatos masculinos resultaram numa verdadeira revolução fashion. Hoje uma nova geração assimila com naturalidade o que foi uma transgressão desencadeada por nomes como Yohji Yamamoto, Issey Miyake e Rei Kawakubo. Eles transformaram o comportamento do consumo de moda. E é justamente a mudança de comportamento das pessoas que está no alvo de Oskar. Ele afirma: “Hoje em dia me sinto mais seguro em pegar, junto com a minha equipe, uma tendência de comportamento e transformá-la em tendência de moda. Posso fazer isso porque estou colocando nas roupas uma verdade minha, um estilo de vida. Agora as pessoas conseguiram entender que a Osklen tem um estilo próprio, que não é somente o meu estilo e sim o de uma tribo. Hoje está tudo globalizado e essa tribo está globalizada há um tempão. Nós sempre viajamos pela Europa e EUA, isso faz parte de nossa cultura, assim como olhamos para as nossas referências”.
Para a mulher, o verão 2011 da Osklen aposta nos comprimentos curto e longo sempre envoltos em drapeados e amarrações lindas e sedutoras. Para o homem, as formas amplas em contraponto às mais ajustadas convidam a um desafio. Quem é cosmopolita e tem uma queda pela inovação vai se encontrar nessas propostas.
A coleção Osklen, verão 2011, já está nas lojas do Rio de Janeiro e do Brasil.
Fotos: Agência Fotosite