por Bruno Cavalcanti
Cantora que na virada dos anos 90 construiu discografia pautada pelos sons delicados da música popular –contrastando com a (ótima) “sujeira” sonora que ajudou a criar quando ainda cantava nos discos de Arrigo Barnabé –, Vânia Bastos (em foto de Daniel Cardoso) lançou em 2016 Concerto para Pixinguinha, disco consagrador que ajudou a elevar seu passe ao de diva que, embora não usufrua de grande apelo popular, é capaz de lotar casas de shows sem dificuldade.
Conquistando prestígio e popularidade, o disco Concerto para Pixinguinha rendeu o primeiro videoclipe da carreira desta interprete paulista nascida em Ourinhos há (inacreditáveis) 60 anos.
Canção composta por Pixinguinha e posteriormente letrada por Vinicius de Moraes, Lamentos foi a escolhida para ganhar registro em vídeo desde que se tornou um dos destaques do repertório graças ao arranjo assinado por Marcos Paiva, desossando a estrutura rítmica original da canção e a aproximando de um tom jazzístico intimista.
Sob a direção do cineasta Pedro Jorge e a coordenação artística do produtor Fran Carlo (que também assina a direção artística do disco), o clipe não se priva da velha fórmula do interprete e uma câmera, mas também não se prende ao formato.
Jorge é cineasta com vasta experiência, e cria uma fotografia que valoriza a fina estampa de Bastos e reitera a elegância do projeto original, com takes insuspeitos, explorando gestos, olhares e intenções, que comprovam que sim, mais do que uma grande cantora, Vânia Bastos é uma ótima interprete vocacionada para o vídeo.
Se falta ao clipe ousadia estilística, lhe sobra elegância, reiterando o caminho artístico tanto de Bastos quanto de Jorge, evidenciado através do lançamento de seu curta Diamante, O Bailarina, de 2016.
No, já corriqueiro, tom da delicadeza que pautou seus 30 anos de carreira, Vânia Bastos fez a transição entre os mortais da música popular e o Olimpo do cenário cultural brasileiro, transgredindo não apenas em disco, mas também em vídeo. Assista abaixo o videoclipe que marcou também o lançamento do canal da cantora na plataforma VEVO.