Há apenas três meses do verão, o cirurgião plástico Cayo Costa fez uma lista dos cinco procedimentos mais procurados nesta época do ano. Confira!
1- LIPOASPIRAÇÃO
É, sem dúvidas, a mais solicitada entre as cirurgias para definição do contorno corporal. Indicada para o tratamento das lipodistrofias (áreas com gordura localizada), a Lipoaspiração é um verdadeiro divisor de águas na história da Cirurgia Plástica estética. Realizada sob as condições corretas, ou seja, por um cirurgião plástico de verdade, em hospital adequado e sob os cuidados de um anestesista, traz resultados surpreendentes. Pode ser realizada em mulheres de praticamente todas as idades, dependendo, é claro, de uma boa avaliação prévia no consultório por um cirurgião experiente. A técnica permite a abordagem de áreas que jamais seriam corrigidas totalmente através, apenas, de reeducação alimentar e academia, pois existe uma predisposição genética para esses acúmulos de gordura na região da cintura, abdome e culotes. Por mais que se consiga emagrecer, o formato não é alterado de forma significativa. A unica, verdadeira e objetiva forma de modificar essas áreas e harmonizar a silhueta, é através da Lipoaspiração. E o que agrega ainda mais valor ao procedimento, é a ausência de cicatrizes extensas e suturas internas, o que permite um retorno muito precoce as atividades de rotina. Entre a primeira e a segunda semana de pós-operatório, a grande maioria das pacientes, já mantém seu ritmo de vida normal.
2- GLUTEOPLASTIA
Parte tão valorizada da silhueta feminina, sobretudo nas ultimas décadas, os glúteos indiscutivelmente, são motivos de orgulho ou, ao contrário, tiram o sono de muitas mulheres que não se sentem confortáveis com seu volume ou formato. Nada de estranho, principalmente para as que vivem no Rio de Janeiro, onde o verão dura quase o ano todo e a proximidade das praias torna a exposição dos corpos quase obrigatória, cultural mesmo. As técnicas disponíveis para a melhora do contorno e aumento de volume dos bumbuns, continuam sendo as próteses e o enxerto de gordura. Ambas são eficazes, porém, a maioria dos especialistas opta pelo enxerto. Essa gordura é obtida através da lipoaspiração da região dos flancos e culotes (mesmo que discretos) e redistribuída na região glútea. Além do efeito gerado pela própria aspiração da parte posterior da cintura, que já acentua a curvatura, o volume enxertado, mesmo que seja parcialmente absorvido, é capaz de dar um plus e costuma ser motivo de felicidade entre suas donas.
3- PRÓTESE DE MAMA
Imediatamente após a Lipoaspiração, é a cirurgia estética mais praticada. E não é atoa! As próteses não são um modismo. Realmente, vieram pra ficar. As mamas tem para mulher, um significado psicológico e emocional muito acima do que elas próprias imaginam. A perda do colo para aquelas que um dia, souberam como ele já foi, e sua ausência, para aquelas que nunca o experimentaram, definitivamente, não é uma situação bem resolvida para imensa maioria das mulheres. E é neste contexto, que os implantes (próteses), se apresentam como uma ferramente altamente eficaz, devolvendo o colo e resgatando a tão importante auto-estima. Por isso, é tão frequente se escutar no consultório, após algumas semanas da cirurgia, a seguinte expressão: “por quê não fiz isto antes???”. Realizada com pequenas incisões abaixo da aréola ou no sulco da mama, a cirurgia dura cerca de uma hora e a paciente recebe alta no mesmo dia. Assim como na Lipoaspiração, o retorno as atividades também costuma ser muito breve, e em torno de uma semana, a paciente já pode dirigir, por exemplo. Modelos e volumes, são questões técnicas e cabe ao especialista, orientar detalhadamente as possibilidades para cada caso, individualmente.
4- PLÁSTICA DE ABDOME
Para aquelas mamães que sofreram um pouco mais com os efeitos da gestação, desejam corrigir a flacidez e almejam um abdome, realmente mais definido, a abdominoplastia, provavelmente, deve ser a melhor opção. Além do excesso e da flacidez de pele, a técnica é associada a Lipoaspiração para dar contorno, e a correção da distensão muscular, o que permite uma total recuperação da parede abdominal, tratando-se músculo, gordura e pele. Diferente das técnicas acima, a abdominoplastia requer 30 dias para recuperação e alguns cuidados maiores nas primeiras semanas. Porém, após a recuperação, os resultados obtidos são proporcionalmente impactantes e capazes de trazer benefícios em vários setores da vida dessas mães, que passam a se enxergar novamente como mulheres. A família costuma ser uma das principais beneficiadas.
5- PÁLPEBRAS
Quando o desconforto vem da parte de cima, e a ideia é refrescar o visual através do olhar, a cereja do bolo é a Blefaroplastia. O procedimento trata as bolsas de gordura que existem acima e abaixo dos olhos e que, em excesso, são responsáveis pelo aspecto empapuçado, tornando o olhar cansado. Além disso, remove o excesso de pele palpebral, que muitas vezes, atrapalha até mesmo o ato de pintar os cílios. A cirurgia também tem recuperação relativamente curta, os pontos são retirados no quarto dia e as cicatrizes costumar ficar quase imperceptíveis. A técnica não visa correção dos pés-de-galinha, em que geralmente, empregamos a toxina botulínica. Mas, é altamente eficaz no que se refere a valorização do olhar e consequente rejuvenescimento facial.