Há 21 anos valorizando os recursos naturais e os patrimônios da humanidade, a Brigada Mirim Ecológica da Ilha Grande, em Angra dos Reis, comemora este mês mais um ano de atuação na instrução de jovens que recebem informações de qualidade e ferramentas para seu crescimento. Com cerca de 500 brigadistas capacitados ao longo das mais de duas décadas de existência, a Brigada Ecológica, desenvolve atividades que ligam proteção e conhecimento ambiental à informação turística, atrelados aos princípios da sustentabilidade.
Para o ex-prefeito do município, conselheiro-fundador do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Baía da Ilha Grande (Consig) e deputado federal eleito, Fernando Jordão, os brigadistas têm ajudado muito o trabalho dos funcionários da Ilha e dão um belo exemplo para a comunidade e os turistas.
“Esses jovens são formados com valores importantes e indispensáveis para que tenhamos um futuro próspero. Também é necessário que as novas gerações abracem a missão de desenvolver e implantar alternativas sustentáveis. Não poderia deixar de destacar aqui que a ajuda dos brigadistas foi fundamental durante a tragédia que ocorreu no último Réveillon”, concluiu Jordão.
Durante um dos eventos em comemoração ao aniversário da Brigada – que contou com a presença do prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, do diretor-presidente , Armando Klabin e do diretor vice-presidente da Brigada Mirim, Carlos Borges – o secretário-executivo do Consig e também diretor da Brigada Mirim, Valdir Siqueira, agradeceu o apoio dos principais parceiros, formados por empresas privadas e ressaltou a importância dos jovens terem responsabilidade com Meio Ambiente.
A Brigada Mirim Ecológica da Ilha Grande foi fundada em 1989 por iniciativados próprios moradores que, em razão do crescimento predatório do turismo, sentiram a necessidade de preservar o seu próprio ambiente e sua cultura social. O principal objetivo é preservar a natureza e conscientizar a população local, turistas e visitantes sobre o meio ambiente.
Participam da brigada jovens de 14 a 17 anos, que durante três horas exercem atividades de cunho educativo, social e ambiental. Eles recebem bolsa-auxílio e fazem a atividade fora do horário escolar. Os brigadistas também têm acompanhamento médico, dentário, comunitário e social.
{gallery}293-brigada{/gallery}