por Lu Catoira
O Brasil Eco Fashion Week (BEFW), abre as inscrições – até o dia 30 de junho – para marcas interessadas em participar da 5ª edição da semana de moda, prevista para acontecer no segundo semestre deste ano, com programação de painéis e retrospectiva.

Catarina Mina/ Marcelo Soubhia / Agência Fotosite ( @agfotosite)
O Brasil Eco Fashion Week (BEFW), é um evento anual que promove as boas práticas de sustentabilidade no mercado e indústria da moda brasileira, reunindo conteúdos, desfiles, mercados de venda, exposições e atividades de empreendedorismo. O evento é voltado para o setor de moda, com foco no segmento de moda sustentável, mas entende que para mudanças sistêmicas acontecerem, o debate deve envolver todos os setores.
A semana de moda agrega cerca de 120 colaboradores, somados a dezenas de empresas envolvidas no patrocínio, apoio e concepção das edições. O BEFW se estabeleceu em São Paulo, recebendo empreendedores, profissionais, estudantes e consumidores de todas as regiões do Brasil, conectados ao propósito de utilizar a moda como uma rede positiva e ferramenta de transformação.

Natural Cotton/ Marcelo Soubhia / Agência Fotosite ( @agfotosite)
Em 2018, na primeira edição, o evento atraiu três mil pessoas; em 2019 houve um recorde de visitações, atraindo quase sete mil e quinhentas pessoas, ao longo de três dias. Em 2020, em edição online, durante a 4ª edição do BEFW foram realizados 33 painéis de conversa, 13 workshops, 18 desfiles e 62 empresas fizeram parte do Mercado Eco.
Gratuito e aberto ao público, esse grande encontro da moda sustentável é dividido em espaços temáticos, com quatro eixos principais: conteúdos – com palestras, talks e workshops; inovação em produtos e materiais, atividades de empreendedorismo e desfiles.
Os conteúdos trazem em pauta temas relevantes, como cultivos orgânicos, certificações de materiais, consumo consciente, moda da Amazônia, Biodesign, técnicas de Upcycling, reciclagem têxtil, modelos de negócios para a moda circular e moda colaborativa, práticas de transparência, diversidade de corpos, ativismo, inclusão e comércio justo.
As atividades para empreendedores, rodadas de negócios e mentorias, estimulam colaborações e prósperas oportunidades de negócios. O evento recebe inscrições para o showroom de marcas e o lineup de desfiles por meio de um edital, e as empresas são escolhidas por uma equipe convidada de curadores, envolvidos com iniciativas de destaque nas áreas de moda e sustentabilidade.
Informações e inscrições
Os editais para a 5ª edição foram apresentados no dia 1º de junho, com a exibição dos quatro painéis e estão no site do Brasil Eco Fashion Week – https://brasilecofashion.com.br/ , no canal do Youtube e nas redes sociais: – Instagram, Facebook e Linkedin do evento.
Para Rafael Morais, diretor executivo do BEFW, “É satisfatório chegar em 2021 após quatro edições. Seguimos mobilizando o mercado com uma rede de parceiros nas realizações em prol de cenários sustentáveis e prósperos para marcas e consumidores”.
Dois projetos fazem parte do evento:
1.Vetor Afro-Indígena na Moda (VAMO) – projeto VAMO Acelerar, dedicado a marcas de empreendedores afros e indígenas. Em parceria com o BEFW, é um projeto para marcas que buscam por caminhos mais sustentáveis na moda.
2. RELab Criativo – projeto RELiga que surge em parceria com o BEFW para promover uma imersão para o desenvolvimento de marcas e treinamentos com foco em pluralidade e acessibilidade.
Além dos projetos, muita atenção ao Mercado Eco, um showroom de marcas em um aplicativo com solução de QR code e blockchain, onde as empresas podem descrever todo o processo produtivo e diferenciais dos produtos, prezando pela transparência e rastreabilidade.
SERVIÇO
Brasil Eco Fashion Week – Inscrições e Retrospectiva
De 1º a 30 de junho nas redes sociais do BEFW
www.brasilecofashion.com.br
@brasilecofashionweek
Fotos divulgação