Foi dado o pontapé inicial para a criação do Fórum das Indútrias Criativas do Rio de Janeiro (FICS), coordenado pela deputada Aspásia Camargo com a ajuda preciosa do artista plástico Alexandre Murucci. Em um jantar anteontem na casa da parlamentar verde, que reuniu dezenas de grandes nomes de pessoas ligadas à cultura, ficou claro que o Brasil tem que avançar muito nesse mercado que movimenta mais de US$ 1,3 trilhão no mundo. O clima do encontro foi de muito otimismo. Ficou claro que é a hora e a vez do Rio na Cultura.
E por falar em Rio, Steve Solot, presidente da Rio Film Commission, esteve no jantar de apoio e adesão ao FICS. Steve falou com entusiasmo que 95% dos filmes nacionais são feitos por diretores que moram no Rio de Janeiro: “O FICS vai ser um canal importante de manifestação dos artistas”.
Pra terminar: o Fórum Indústrias Criativas do Rio de Janeiro (FICS) será oficialmente lançado na primeira semana de junho. Vai agregar as demandas da economia da cultura e todos os envolvidos nela, como artistas plásticos, curadores, galeristas, cineastas, músicos e musicistas, atores, escritores, designes, terceiro setor, cyber cultura e quem mais chegar. Oba!