por Carlos Scherr
> Foram apresentados cinco estudos analisando o escore de cálcio através da tomografia de artérias coronárias como preditor de infarto ou morte coronariana e os resultados mostraram que este é um excelente parâmetro, principalmente quando este escore é zero. Este exame seria um bom marcador para as chances de se ter ou morrer de doença coronariana.
> Outro estudo mostrou que o colesterol “ruim”, o LDL , tende a ser 3,5% maior nos homens e 1,7% nas mulheres nos meses mais frios do ano. Também os triglicérides tendem a ser 2,5% mais alto nestes meses. Talvez seja o caso de se atentar mais para a atividade física regular e uma boa alimentação neste período.
> Mais um dado interessante apresentado foi que o declínio da frequência cardíaca (pulso) para cada idade é menor na mulher do que no homem. Ou seja, espera-se que o aumento seguro dos batimentos com o exercício tenha um limite mais paulatino do que no homem.
> Estudo do Massachusetts General Hospital com corredores amadores que se preparavam para a maratona de Boston por 18 semanas mostrou redução de 5% no LDL, 4% no colesterol total e 15% nos triglicérides. Também houve um aumento de 4% na capacidade de oxigenação. Com esta performance houve então redução do risco cardiovascular.
> Um dos maiores estudos já apresentados até hoje em relação ao colesterol de crianças revelou que 1 em cada 3 crianças entre 9 e 11 anos de idade mostram colesterol limítrofe ou alto. Outros dados entre 12712 crianças analisadas mostram que meninos tendem a ter colesterol total, LDL e triglicérides maiores que elas, enquanto as meninas apresentam HDL (o protetor), mais baixo. As crianças obesas tendem a ter mais alterações nas gorduras do sangue do que as com peso adequado.
> Outro estudo com 1003 crianças mostrou que aqueles que vêm televisão por 2 a 6 horas por dia têm mais fatores de risco do que aqueles que vêm menos ou mesmo em relação aos que ficam no computador ou jogam vídeo games pelo mesmo período de tempo.
> Estima-se que existam 78 milhões de pessoas com hipertensão nos Estados Unidos e que 80% destes estejam recebendo medicamentos para controlar os níveis de pressão, mas somente 52% destes estão com a pressão adequadamente controlada. Tomar remédio não significa diminuir os riscos de doença cardiovascular ou AVC, mesmo na ausência de sintomas, a não ser que a pressão atinja os níveis desejados.
> O avanço no tratamento de vários tipos de câncer tem trazido alguns efeitos colaterais para o coração, como aumento da pressão arterial, diminuição da força de contração do músculo cardíaco ou mesmo arritmias. Os cardiologistas são chamados com frequência para acompanhar pacientes sem doença cardiovascular durante o tratamento com alguns medicamentos para combater o câncer.
> Alguns estudos sobre o consumo de café mostram alguma influência deste no aumento das gorduras no sangue dependendo do seu modo de preparo, sendo o uso de filtro o mais indicado. Por outro lado existem efeitos indiretos que podem beneficiar o aparelho cardiovascular naqueles que não são sensíveis a cafeína quando se toma na quantidade entre 2 a 3 xícaras por dia.
> Diabéticos com mais de 40 anos de idade devem tomar estatinas para prevenir obstrução das coronárias ate mesmo com o LDL colesterol baixo (mas acima de 70).
Comer bem
Rolinhos de linguado recheados com camarão
Ingredientes:
8 lombinhos de linguado (2 linguados com cerca de 400g cada)
4 camarões grandes descascados
50 g de camarão
50g de vongole
150g de mexilhão
1 cenoura
1 cebola pequena
2 dentes de alho
50ml de azeite
100ml de natas
Meio pimentão vermelho
Sal a gosto
1 limão
Margarina para untar
Modo de Preparo:
Enrolam-se os lombinhos de linguado nos camarões grandes e espeta-se um palito. Tempera-se com sal e limão. Com as espinhas do linguado faz-se um bom fumet.
Colocam-se os rolinhos num tabuleiro untado com margarina e rega-se com um pouco de fumet sem os cobrir na totalidade. Tapa-se com folha de alumínio e vai ao forno cerca de 10 minutos.
Num tacho coloca-se o azeite, a cebola, o alho , o pimentão e a cenoura, tudo cortado em pedaços. Deixa-se refogar um pouco.
Juntam-se os camarões, os vongoles e os mexilhões. No final, adicionam-se as natas e os rolinhos já sem palitos.