por Carlos Scherr
Previna-se
> Uma revisão de 16 estudos sobre os efeitos do consumo de óleo de coco em relação as gorduras do sangue mostrou um aumento significativo do LDL colesterol, conhecido como o mau colesterol. Este resultado foi pior do que de outros óleos vegetais e até do azeite de dendê. Portanto seu consumo não é recomendável e desfaz crenças a respeito de seus efeitos benéficos.
> Muito interessante estudo acompanhou mais de 37000 pessoas com 20 ou mais anos de idade, avaliando a relação das dietas com baixo carboidrato e com baixa gordura em relação à mortalidade geral. Os resultados mostraram que, de um modo geral, estas dietas não têm ligação com a mortalidade – porém a alimentação – seja com pouco carboidrato ou pouca gordura- está associada a menor mortalidade quando a qualidade dos alimentos de uma ou outra dieta é boa e maior mortalidade com qualquer uma das duas quando a qualidade da comida é ruim.
Para você saber…
> Estudo Dinamarquês acompanhou pacientes diabéticos por longo prazo e concluiu que aqueless com idades entre 1 e 35 anos têm 8 vezes mais chance de ter morte súbita do que os não diabéticos da mesma faixa etária.
> Recente artigo revela efeitos não desejáveis e obscuros do consumo de maconha, como por exemplo a interferência nos efeitos de alguns remédios usados para tratar doenças do coração, como estatinas (largamente utilizada para diminuir o colesterol e em pacientes diabéticos e com obstrução de coronárias). Também interfere com antiplaquetários como a aspirina. Existe também uma recomendação para se pesquisar seu uso em pacientes que infartam ou apresentem diminuição da força de contração do coração em idade jovem
> Uma avaliação de uma série de estudos relacionados à suplementação de testosterona em homens com deficiência deste hormônio mostrou uma pequena melhora no desempenho sexual e na qualidade de vida, porém sem dados definitivos em relação a efeitos nocivos cardiovasculares ou em relação ao câncer de próstata.
>Estudo recém publicado mostrou que pessoas com alto consumo de carne vermelha ou carne processada (como presunto, salsicha, salame e etc), tem mais incidência de doença cardiovascular e maior mortalidade geral. O mesmo não foi observado com o consumo de peixe ou aves.
Comer Bem
ISRAELI COUSCOUS SALAD WITH SUMMER VEGETABLES
Ingredientes:
1 xícara de cuscuz israelense
1 xícara de água
1/2 cubo de caldo de legumes – picado
1/4 pimentão vermelho – em cubos finos
1/2 pepino – descascado e semeado – cortado em cubos finos
1 xícara de tomate cereja – cortado ao meio
2 colheres de sopa de cebola roxa – picada
1 punhado de salsa – picada
10 azeitonas – picadas
60g de queijo feta – cortado em cubos
3 colheres de sopa de azeite e 1 colher de chá de azeite
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
1 colher de chá de mel
8 voltas de pimenta preta de um moinho de pimenta
Modo de Preparo:
Aqueça uma panela em fogo médio e adicione uma colher de chá de azeite. Quando o óleo estiver quente – cerca de 30 segundos – adicione o cuscuz israelense e mexa por um minuto ou dois até que o cuscuz israelense esteja levemente tostado.
Quando o cuscuz estiver torrado – adicione 1 xícara de água e o cubo de caldo de legumes picado. Tenha cuidado, a panela está quente e a água provavelmente vai ferver instantaneamente, despeje com cuidado para não espirrar.
Abaixe o fogo para baixo e cozinhe o cuscuz pelo período de tempo indicado nas instruções da embalagem.
Enquanto o cuscuz estiver cozinhando, corte em cubos pimenta e pepino – você deseja que os pedaços tenham aproximadamente o mesmo tamanho para ambos. Adicione a uma tigela grande.
Em seguida, corte os tomates cereja ao meio e adicione aos outros legumes da tigela.
Picar salsa e cebola vermelha. Adicione aos legumes na tigela.
Pique as azeitonas e adicione à tigela.
Corte o queijo feta e reserve.
Bata o azeite, o vinagre de vinho tinto, o mel, a pimenta preta e o sal juntos.
Quando o cuscuz israelense estiver pronto, adicione a uma peneira de malha fina e enxágüe para que o cuscuz esfrie. Agite bem a peneira de malha fina para que o cuscuz fique bem seco.
Adicione o cuscuz israelense à tigela de legumes. Adicione o molho e misture.
Adicione o queijo feta ao cuscuz e legumes e misture delicadamente.