por Carlos Scherr
A metade da população mundial é considerada como portadora de pressão alta, porém estes dados podem ainda não estar corretos, pois em países em desenvolvimento muitos cidadãos não tem sua pressão arterial aferida. Portanto este quadro pode ser ainda pior.
Previna-se
>Os efeitos de nutraceuticals como alcachofra, fibras, alho, chá verde, tremoço, arroz de fermento vermelho ou proteína de soja sugerem em pequenos estudos que estes podem ser benéficos para a diminuição do colesterol ruim (LDL colesterol) em ate 20%. Na verdade a maior indicação seria para aqueles que não conseguem fazer uso das substâncias da classe das estatinas.
>Um pequeno estudo mostrou que nove essências utilizadas em cigarros eletrônicos como baunilha, menta, morango e etc, podem causar danos aos vasos sanguíneos e ao coração. Este tipo de cigarro não é inócuo e podem causar males tão importantes quanto os causados pelos cigarros comuns. Bom evitar!
> Para aqueles que continuam fumando. Recente estudo com pacientes que sofreram um infarto no coração e que eram fumantes, mostrou que isto depois de acompanhados por 4 anos, apresentaram maior mortalidade por qualquer causa, maiores eventos relacionados a diminuição de capacidade de contração do coração e de virem a sofrer outros problemas cardiovasculares, quando comparados aos que não fumavam. Nota os fumantes costumam ser mais jovens que os infartados não fumantes.
Para você saber…
> A análise de vários estudos de alto valor cientifico em relação a pacientes fazendo uso de vitaminas como C, D , cálcio ou multivitamínicos não mostrou qualquer beneficio em melhorar a saúde cardiovascular ou diminuição da morte por qualquer causa. Da mesma maneira os antioxidantes não se mostraram benéficos. Portanto permanece a recomendação de focar na atividade física regular e numa alimentação equilibrada como a melhor forma de prolongar a vida com qualidade.
> O tratamento de certos câncer como de pulmão, tórax , esôfago ou mesmo de mama esquerda podem trazer malefícios para o coração tanto com o uso de certos quimioterápicos como também através da radioterapia. Portanto em alguns casos o acompanhamento do oncologista com o cardiologista é fundamental.
> Um dos remédios para combater a pressão alta mais usados no mundo, sofreu um recall pela agencia americana de controle de medicamentos. Parece que um elemento adicionado em alguns genéricos poderia trazer malefícios para os usuários.
> Mais um estudo comprovando a segurança e eficácia das estatinas, remédios usados para combater o colesterol alto. Foram testados vários possíveis efeitos colaterais sem que qualquer um deles fosse desabonador para o uso por longo prazo para este tipo de medicamento.
> Neste mesmo quesito a variação dos níveis de colesterol constatado nas visitas médicas foi correlacionado com a progressão das placas de gordura que obstruem as artérias como as coronárias e por conseguinte o aumento de eventos cardiovasculares. É importante a manutenção da medicação e estar atento para possíveis variações nos níveis das gorduras sanguíneas e fazer as correções necessárias rapidamente.
Comer Bem
PASTA AL PESTO
Ingredientes:
1 (pacote de 500g) de massa, como penne ou linguine
Para o Pesto
50g Pinhões
Alho
1 cravinho
2 punhados de Manjericão
150 ml Azeite
Queijo parmesão
Pimenta
Suco de limão
Azeite virgem extra a gosto
Sal marinho a gosto
Modo de Preparo:
Leve 6 litros de água para ferver e adicione sal suficiente para torná-lo tão salgado quanto o mar.
Enquanto isso, assar seco os pinhões em uma frigideira até dourar. Retire da panela e reserve.
Lave o manjericão e agite para secar. Remova as folhas das hastes.
Descasque o alho. Pique finamente.
Coloque o alho, os pinhões reservados, o manjericão e o azeite em um processador de alimentos e processe até formar um pesto liso.
Misture o parmesão e tempere a gosto com sal, pimenta e uma pitada de suco de limão.
Misture e adicione um pouco de azeite extra-virgem.
Cozinhe o linguine na água fervente até quase al dente, e escorra, reservando 1 xícara de água de cozimento da massa.
Adicione o macarrão ao pesto na frigideira e leve ao fogo médio. Cozinhe por mais 1-2 minutos, misturando e adicione um fio de azeite extra-virgem. Se necessário, adicione uma pequena quantidade de água para cozinhar o macarrão para diluir o pesto.
Quando a massa estiver completamente com o pesto aquecido, coloque o prato em uma travessa aquecida e sirva.