por Carlos Scherr
Estudo com mais de 400.00 pessoas mostrou que aqueles portadores de varizes têm cinco vezes mais chance de formar um trombo nestas veias, do que aqueles que não possuem varizes. Destes uma parte pode evoluir para embolia pulmonar, ou seja, uma parte deste trombo migra para artérias do pulmão. Tópico importantíssimo para aqueles que fazem longas viagens, seja de avião, carro ou ônibus.
Previna-se
> Estudo sueco que acompanhou mulheres de meia idade por 44 anos, mostrou que aquelas com alto condicionamento físico conseguiram retardar demência por 9,5 anos em comparação com as praticando pouca atividade física.
> Recente estudo mostra que nos pacientes com pressão alta e de maior risco, ou seja, com outros fatores de risco para o coração como diabetes, colesterol alto, tabagismo, doença coronariana e etc., controlar a pressão arterial com o objetivo de não deixá-la ultrapassar o nível de 130 X 80, reduz a chance de complicações serias em relação aos que permanecem com pressão acima deste patamar.
> Um estudo com mais de 8000 participantes, avaliou os efeitos dos tratamentos para interromper o tabagismo com o uso de patch de nicotina e medicamentos em relação ao aparelho cardiovascular. A conclusão foi de que estes tratamentos têm o benefício ajudar a combater um dos piores fatores de risco para doenças cardiovasculares e não traz malefícios para o coração.
> Estudo Dinamarquês mostrou que crianças de 7 e 13 anos acima do peso tem mais chance de desenvolver diabetes do que aqueles que estão no peso adequado. Além disto mostrou que quando a criança emagrece ate os 13 esta tendência desaparece, mas não quando isto acontece mais tarde. Comparando aqueles que nunca foram obesos com os que sempre foram, os últimos têm quatro vezes mais chance de se tornarem diabéticos.
Para você saber…
> Recente estudo mostrou boa capacidade de detecção de uma das arritmias mais freqüentes nos dias de hoje, a fibrilação atrial, através do uso de smartwatch. Este é um relógio com capacidade de registrar o eletrocardiograma e assim através de um algoritmo avisar a presença deste tipo de arritmia, detectar este tipo de alteração do ritmo do coração em pessoas assintomáticas é de fundamental importância pelo risco destes sofrerem um AVC.
> A respeito ainda desta arritmia, em 35 a 62% dos casos está relacionada a grande ingestão alcoólica precedendo o aparecimento desta e podendo aparecer 12 a 36 horas do consumo de álcool.
> Parece impossível ou inacreditável, mas os cardiologistas passam a temer pela possibilidade de hackiamento de dispositivos eletrônicos implantados em pacientes, como marca passo cardíaco ou desfibriladores. Problema é crescente e com a sofisticação da tecnologia estes aparelhos podem ser controlados externamente.
> Os anticoncepcionais modernos têm menos estrogênio (hormônio feminino), porem mesmo assim ainda há um pequeno risco de AVC para as usuárias. Mas seguros de um modo geral. Deveriam ter mais atenção no seu uso mulheres com maior risco de AVC, qual sejam fumantes, pressão alta e enxaqueca com aura, ou seja, com sintomas iniciais conhecidos.
Comer Bem
Peixe Vermelho a Mediterrânea Com Alho e Vegetais
Ingredientes:
2 peixes grandes inteiros, limpos e eviscerados
15 dentes de alho grandes, picados e combinados com uma pitada de sal
2 colheres de chá de cominho
2 colheres de chá de coentro
sal
1 colher de chá de pimenta preta
1 colher de chá de sumagre (tempero arabe)
1/2 xícara de dill fresco picado
3 pimentões, cores diferentes, cortados em rodadas
1 tomate grande, fatiado em rodadas
1 cebola vermelha média, cortada em rodelas
Azeite
2 limões
Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 220 graus.
Com uma faca grande, faça duas fendas em cada lado do peixe.
Preencha as fendas e cubra a cavidade intestinal de cada peixe com o alho picado
Para fazer a mistura de especiarias, misture o cominho, coentro, sal, pimenta e sumagre em uma tigela pequena.
Use 3/4 da mistura de especiarias para temperar o peixe de ambos os lados, coloque as especiarias no peixe empurrando-o para as fendas que você fez anteriormente. Mantenha o restante 1/4 da mistura de especiarias de lado por enquanto.
Agora encha cada cavidade do intestino com o coentro picado, e tanto quanto os pimentões fatiados, tomates e cebolas quanto possível.
Coloque o peixe em uma assadeira levemente untada com óleo. Adicione os vegetais cortados restantes para formar uma moldura ao redor do peixe. Polvilhe os legumes com uma pitada de sal e o restante 1/4 mistura de especiarias de mais cedo. Regue tudo generosamente com azeite
Coloque a assadeira na parte inferior do seu forno de 220 graus pré aquecido. Asse por 25 minutos até ficar no ponto. Transfira o peixe para uma travessa e esprema o suco de um limão por cima. Use as fendas que você fez anteriormente para ajudá-lo a dividir o peixe. Sirva com fatias do limão restante.
Bom com arroz e salada fattoush.