por Carlos Scherr
Um grande estudo com mais de 400 mil europeus e canadenses revelou que o uso dos principais anti inflamatórios, mesmo por poucos dias, aumenta o risco de infarto no coração quando comparados a não usuários deste tipo de medicamento. O risco é maior quanto maior for a dose e/ou pelo uso em tempo mais prolongado, sendo desaconselhado seu uso por prazo superior a 30 dias, a não ser em casos que este tipo de medicamento seja a única possibilidade de tratamento.
Previna-se
> Estudo americano mostrou que pacientes com placas de gordura nas pernas, em 25% dos casos , apresenta obstrução de coronárias também. Apesar das localizações serem diferentes. a doença é a mesma e o tratamento semelhante. Constatou-se, no entanto , que o tratamento recomendado não é seguido ou mesmo prescrito para a grande maioria dos pacientes.
> A avaliação do peso corporal em pacientes com obstrução de coronárias revelou que aqueles com maior variação de peso num período de 4,7 anos tiveram 64% mais instabilização da doença das coronárias, 85% mais eventos cardiovasculares no geral, 124% mais morte, 117% mais infarto e 136% mais AVC quando comparados com aqueles que tiveram a menor variação do peso.
> Um belo editorial numa das revistas de cardiologia de maior prestigio no mundo aponta que 82% das doenças cardiovasculares e 91% do diabetes poderiam ser prevenidos por uma boa alimentação e bons hábitos de vida. Mas, no mundo consumista onde vivemos, isto está cada vez mais difícil – e as ações, como tenho sempre dito, devem começar na infância.
> Acaba de ser publicado um estudo sobre a presença e o impacto das doenças cardiovasculares no mundo. Os dados mostram que um terço das mortes são devidas a doença cardiovascular, um em cada 17 cidadãos no mundo tem este tipo de doença. Na América do Sul estas enfermidades predominam entre os homens e estão atingindo faixas etárias mais jovens que o habitual. Prevenir, prevenir, prevenir.
Para você saber…
> Interessante estudo feito na Suécia, país onde se tem um grande banco de dados de todos os cidadãos, mostrou que crianças que nascem com menos de 32 semanas de gestação desenvolvem deficiência do poder de contração do coração no futuro, quando comparadas àquelas que nascem com pelo menos 37 semanas. Esta relação é ainda pior se a gestação for menor que 28 semanas.
> Numa extensa pesquisa na população adulta da Dinamarca a respeito de morte súbita, principalmente em pessoas na faixa dos 38 anos em média, mostrou que em 58% delas pode ter havido contribuição de remédios. Duas classes de remédios suspeitos: os antipsicóticos e os antidepressivos. Deve-se ter cuidado no uso de remédios sem prescrição e acompanhamento médico.
> A Organização Mundial da Saúde vem tentando implementar medidas de conscientização a respeito do tabagismo. Em 126 países constatou que o tabagismo que era 24,76% em 2007 caiu para 22,18% em 2015, uma queda de 2,55% , o que é pouco. O vício do cigarro ainda segue alto apesar da quantidade de dados mostrando seu malefício para a saúde.
CAFÉ DA MANHÃ SAUDÁVEL PARA O CORAÇÃO
Ingredientes:
– meio mamão papaia
– iogurte grego light
– duas colheres de sopa de farelo de linhaça dourada
– duas colheres de nozes fora da casca a granel
– 3 laranjas
– chá verde
Modo de Preparo:
Corte o mamão papaia na metade em horizontal, coloque duas colheres de sopa de linhaça dourada no seu interior, complete com mais duas colheres de nozes amassadas em pequenos pedaços e por cima coloque a quantidade desejada de iogurte.
Esprema o sumo de 3 laranjas de sua preferência ,que devem estar na geladeira, logo antes de ingeri-la.
Tome uma xícara de chá verde quente na temperatura que lhe seja agradável porem quente.