por Carlos Scherr
Um acompanhamento de mais de 20 anos revelou que pessoas que comem com mais sal tem mortalidade maior do que aquelas que fazem alguma restrição deste condimento. Sal em demasia faz mal e está relacionado com pressão alta.

( Foto Veja)
> Estudos mostram que tanto o dormir pouco, considerado como menos de 7 horas por noite, ou ter um sono longo, acima de 9 horas por noite, além da apnéia obstrutiva noturna ou a insônia estão aparentemente associados a maior risco cardiovascular e complicações. A correção da apnéia obstrutiva do sono está ligada a melhor controle da pressão arterial.
> Existe uma relação importante entre vários tipos de câncer com a obesidade. Ela é um fator de risco para desenvolver-se um tumor maligno como também morrer em decorrência dele. Também a recorrência é maior entre os obesos. No caso do câncer de mama as obesas têm 35% mais chance de morrer dele ou 41% mais de um modo geral, no caso da próstata 20 e 21% e no de colo reto 14% para as duas situações.
> Importante : os estudos mostram que a vacina contra gripe pode proteger quanto a incidência de infarto no coração. Este grau de proteção pode variar de 15 a 45%, sem falar no risco para aqueles com doença cardíaca como por exemplo a insuficiência cardíaca. A vacinação anual é recomendada principalmente para aqueles com doença cardíaca ou pulmonar.
> Após estudos mostrando que a suplementação de cálcio aumentava o risco cardiovascular e outro não, foi divulgada uma recomendação nos Estados Unidos que não mostra efeitos para o coração quando ingeridos no 2 a 2,5 gramas por dia. No entanto o consumo de adequado na comida é mais e não os riscos de formação de calculo renal que os comprimidos podem trazer.
Para você saber…
> Estudo mostrou que mulheres em tratamento da fase inicial de câncer de mama correm risco concomitante de mortalidade cardiovascular e os médicos devem ter atenção a isto. Naquelas com mais de 66 anos e sem doença cardíaca diagnosticada a mortalidade por câncer foi de 11,9% e do coração 7,6%. Nas mulheres com 75 anos ou mais a mortalidade cardiovascular é 42 vezes maior do que as com menos de 55.
> Numa análise de 32 estudos pesquisadores concluíram que mulheres que entram na menopausa precocemente, neste caso antes dos 45 anos de idade, tem maior risco cardiovascular, como ter doença coronariana, AVC, morrer destas causas ou mesmo maior mortalidade geral.
> Estudo mostra uma relação da pressão mínima com doença coronariana, mas não com AVC. Pressões diastólicas menores que 60, principalmente quando a máxima está acima de 120 podem estar relacionadas com pior evolução cardiovascular.
LINGUINE AL PESTO E POLVO SALTEADO COM EMULSÃO DE MANJERICÃO
Ingredientes:
280 g de linguine el pesto
1 g de sal
800 g de polvo
100 ml vinho maduro tinto
100 g de cebola
100 g de cenoura
Manjericão a gosto
2 dentes de alho
50 ml de azeite
500 g de espinafre
40 g queijo parmesão
30 g de pinhões
Modo de Preparo:
Cozinhe o Linguine al Pesto em água temperada com metade do sal de acordo com as instruções da embalagem.
Cozinhe o polvo em água com o vinho tinto, o restante sal, a cebola e a cenoura inteira. Depois de cozido, retire e corte-o em pedaços.
Emulsão de manjericão: triture folhas de manjericão com 1 dente de alho e 2 colheres de sopa de azeite.
Salteie o polvo com o restante do azeite e o alho e adicione posteriormente os espinafres ao salteado. Junte o Linguine al Pesto.
Decore com lascas de parmesão e pinhões e regue com o preparado de manjericão.