por Carlos Scherr
Trazidas do Congresso Europeu 2016
> Impressionante os dados sobre tabagismo, somente 1/3 da metade dos fumantes conseguem parar o vicio após um infarto, o que significa quase um suicídio. Quando se compara os que param com os que continuam fumando, os estudos mostram uma diminuição de 36% na mortalidade dos primeiros. No caso daqueles que implantaram um STENT o risco de voltar a ter dor no peito ou um novo infarto em um ano para os que continuam fumando é 50% maior.
> Estudo mostrou que o uso de medicamentos para o controle da pressão arterial alta é mais baixo em países em desenvolvimento, o que deixa estas populações em risco aumentado de AVC, insuficiência dos rins, insuficiência cardíaca e infarto. Países como o Brasil precisam de programas efetivos e de larga escala.
> Estudo mostrou que pacientes que roncam e tem apnéia do sono se beneficiam em relação a qualidade de vida, diminuição de sonolência durante o dia e diminuem em 20 a 30% os episódios de depressão, com o uso dispositivos conhecidos como CPAP, que colocam pressão positiva nas vias aéreas.
> Bastante interessante os estudos mostrando as vantagens de se ter uma atividade física regular, levando a uma diminuição da mortalidade cardiovascular em 50% e da mortalidade geral em 30%. Mas a novidade foram os dados relativos a atividade física de alta intensidade que se mostrou proporcionalmente mais benéfica ainda. Neste caso mais significou melhor ainda.
> Uma das arritmias mais comuns nos dias atuais, a fibrilação atrial mostrou que a combinação com bebida alcoólica em excesso eleva importantemente o risco de AVC.
> Um interessante estudo mostrou a utilidade da ressonância magnética em relação a doença de obstrução das coronárias, da mesmo forma que o teste de esforço com medicina nuclear (cintilografia miocárdica). Este tipo de exame evitou consideravelmente o número de cateterismos cardíacos desnecessários.
> Os tratamentos para combater câncer podem ter efeitos nefastos para o coração. Estes podem manifestar-se durante a terapia ou logo após, mas podem aparecer décadas mais tarde como insuficiência de o coração bombear o sangue, devido a quimioterapia ou estenose de válvulas cardíacas devido a radioterapia. Obstrução de coronárias, alterações do ritmo cardíaco ou mesmo morte súbita podem ser provenientes do tratamento anticâncer.
> A combinação de pressão arterial mantida mais baixa com a fração LDL do colesterol (conhecida como mau colesterol) também baixa pode diminuir o risco de uma pessoa ter complicações cardiovasculares em ate 86,1%. Vale muitíssimo a pena.
> Um estudo Finlandês mostrou que exercícios mesmo moderados como caminhar, pedalar, pescar por exemplo, quando realizados por pelo menos 4 horas por semana podem diminuir a chance de um evento cardíaco agudo em 30%. Já atividades físicas maiores como correr, nadar, jogos com bola ou ginástica por ao menos 3 horas por semana podem trazer benefícios ainda maiores.
> Estamos chegando ao ponto do uso de nanoparticulas com medicamentos que poderão por exemplo ir direto a uma placa de gordura dentro da artéria e tratá-las de forma mais eficiente e com menos possibilidades de efeitos colaterais.
Comer bem
DELICIOSO PERU
Ingredientes:
1 peru ( entre 6 e 7 kg)
para a salmoura:
sal com baixo teor de cloreto de sódio
½ xícara de açúcar mascavo
1 litro de caldo de legumes
1 colher de sopa de pimenta preta
1 1/2 colheres de chá de bagas de pimenta da Jamaica
1 1/2 colheres de chá de gengibre cristalizado picado
1 litro de água gelada
Para condimentar:
1 maçã vermelha cortada
1/2 cebola cortada
1 pau de canela
1 xícara de água
4 raminhos de alecrim
6 folhas de sálvia
Óleo de canola
Modo de Preparo:
Combine o caldo de legumes, sal, açúcar mascavo, pimenta, bagas de pimenta da Jamaica e Gengibre cristalizado em uma panela grande em fogo médio. Mexa até dissolver e leve a ferver. Em seguida, retire o caldo do fogo e após esfriar em temperatura ambiente, leve à geladeira.
Um dia antes coloque o peru em salmoura no caldo com o lado do peito para baixo. O peru deve ficar totalmente imerso. Cubra e leve a geladeira de 8 a 16 horas, virando-o uma vez.
Pré-aqueça o forno a 250ºC. Tire o peru da salmoura e lave por dentro e por fora.
Coloque a ave num tabuleiro e leve a assar no forno.
Misture a maçã, cebola, pau de canela e um copo de água leve ao microondas por 5 minutos. Adicionar condimentos no interior do peru juntamente com o alecrim e sálvia.
Dobrar as asas debaixo da ave e e usar óleo de canola na pele.
Assar o peru no nível mais baixo do forno a 200 graus por 30 minutos.
Insira um termômetro sonda na parte mais grossa do peito e reduzir a temperatura do forno a 180 graus por um total em media de 2 a 2 1/2 horas assando.