por Carlos Scherr
Previna-se
> Muito interessante estudo recém publicado. Mais de 4000 pessoas entre 40 e 54 anos,sem doença aparente foram acompanhadas por entre 3 e 6 anos. Neste grupo foram identificadas pessoas com um padrão de alimentação peculiar chamado de profissional/social. São pessoas que comem carne vermelha com frequência, comidas pré prontas, aperitivos, bebidas alcoólicas e com adição de açúcar, além de fazerem suas refeições frequentemente em restaurantes. Este grupo apresentou mais obesidade, pressão e colesterol alta alem de placas de gordura nas artérias.
> Estudo espanhol mostrou que pacientes com 55 anos de idade ou mais que comeram peixe rico em omega3 ao menos duas vezes na semana tiveram menos problemas de retina, comuns em . Os com pressão alta beneficiaram-se ainda mais. Vale lembrar que os peixes das brasileiras costumam ter baixos teores de omega3. Exceções à pescadinha e alguns tipos de sardinha.
Para você saber…
> Os 10 melhores hospitais americanos em cardiologia e cirurgia cardíaca de 2016 foram na ordem:
1.Cleveland Clinic, OH.
2.Mayo Clinic, Rochester, MN.
3.New York-Presbyterian University Hospital of Columbia and Cornell, NY.
4.Massachusetts General, Boston.
5.Duke University Hospital, Durham, NC. 6.Northwestern Memorial Hospital, Chicago, IL. 7.Brigham and Women’s Hospital, Boston, MA. 8.Mount Sinai Hospital, New York, NY.
9.Johns Hopkins Hospital, Baltimore, MD. 10.Cedars-Sinai Medical Center, Los Angeles, CA .
Curioso que o melhor hospital americano já há muitos anos fica somente em nono lugar nesta lista.
> Dois novos estudos mostram algo mais em relação a obesidade. Não há duvidas em relação a ligação do peso acima do recomendado com o diabetes e a pressão alta por exemplo, mas existe um obeso que não apresenta alterações e pode não correr os mesmos riscos. Geralmente este é o que tem mais massa magra (músculo).
> Em relação a manteiga. Não é um alimento considerado pois tem muita gordura saturada, o que eleva o colesterol e portanto não é bom. Mas não é veneno. Portanto pode ser consumida moderadamente sem o uso concomitante de outros alimentos gordurosos.
> Em breve os estudos vão mostrar se existe vantagem em baixar o colesterol ruim(LDL), a níveis bem baixos, inclusive inferiores aos recomendados hoje em dia. São esperados resultados de estudos a partir de novembro deste ano.
> Fiquem atentos: quase metade dos adultos podem ter alguma placa de gordura em suas artérias. Isto na maioria das vezes é assintomático mas traz importantes riscos para a vida. Nem todos os exames detectam se estas placas forem pequenas. Só a história de cada um com alguns exames específicos podem ajudar a encontrar o problema.
> No momento ações em relação aos triglicérides ( a não ser em valores muito altos) e o HDL estão temporariamente fora de foco em relação ao tratamento para prevenção da doença coronariana.
Comer bem
ORICHIETTE COM MANJERICÃO
Ingredientes:
30 gramas de manjericão fresco
2 1/4 copos farinha de Semolina Rimacinata
2/3 copos de água morna
* Com a adição da manjericão pode não precisar de toda essa água, pois o manjericão deixará a massa um pouco mais úmida. Adicione água aos poucos até obter a consistência certa.
1/4 copo de azeite extra virgem
3 dentes de alho em fatias
raspa de 1-2 limões
1/2 copo de queijo Parmigiano Reggiano ralado
Modo de Preparo:
Coloque o manjericão em um processador de alimentos por cerca de 30 segundos ou até ficar homogêneo. Em uma superfície limpa faça um buraco no centro da semolina e adicione o manjericão. Começar a adicionar água aos poucos (algumas colheres de sopa de cada vez) Misturar com os dedos, tentando incorporar o manjericão, tanto quanto possível.
Continue adicionando água, tentar formar uma bola uniforme da massa, que será friável no início, mas vai começar a se unir depois de cerca de 5-7 minutos de amassar.
Depois de ter obtido uma bola uniforme de massa de pão que já não adere a suas mãos, amassar com as palmas das suas mãos por mais 7-10 minutos até ficar lisa e macia, mas firme.O resultado final deve ser umido ao toque, mas não pegajosa.
Para fazer a massa tipo orecchiette:
Corte a massa em 10 pedaços e enrole um pedaço por vez.
Cortar em pedaços com uma faca serrilhada.
Coloque o orecchiette em um pano de algodão sem deixar uma tocar na outra e ai em água fervente generosa e com sal a gosto. em cerca de 4-5 minutos estara al dente.
Após o macarrão cozinhar por aproximadamente 2 minutos comece a fazer o molho.
Colocar uma frigideira em fogo médio e aqueça o óleo.Adicione o alho à frigideira e refogue por cerca de 30 segundos a 1 minuto.
Retire cerca de 1/2 xícara de água do macarrão e reserve.
Com uma colher grande ou uma peneira, retire o macarrão al dente e leve para a frigideira. Refogue o alho e óleo por 1-2 minutos.
Se a massa parecer um pouco seca adicionar a água do macarrão reservado e misture.
Adicione as raspas de limão e misture por 30 segundos.
Desligue o fogo e misture o queijo permitindo que o calor residual da panela o derreta.