por Carlos Scherr
Algumas doenças, entre elas a obstrução de coronárias e a pressão alta, podem não apresentar sintomas para a pessoa mas certamente os riscos com ou sem sintomas são os mesmos e o preço da negligência de não tomar adequadamente os medicamentos quando prescritos ou não se estar atento a propria saúde pode trazer surpresas que nem sempre são a morte mas sim sofrimento, mal estar ou mesmo a total incapacidade de realizar as tarefas do dia a dia. Prevenir e tratar sempre.
Previna-se
> Estudo que analisou estudos europeus, americanos e asiáticos em relação ao consumo de grãos integrais chegou a conclusão que aqueles que ingerem mais deste tipo de alimento em relação aos que comem menos mostram uma redução do risco de obstrução de coronárias em 21%, AVC 13%, doença cardiovascular 16%, mortalidade por câncer 11%, mortalidade geral 12%, doença 19%, diabetes 36% e doenças infecciosas em 20%.
> Estudo recém apresentado no Congresso Mundial de Cardiologia mostra a necessidade de se equilibrar o consumo de gorduras e também de carboidratos com intuito da prevenção das doenças cardiovasculares. O estudo foi realizado em pacientes de alta e baixa renda e indica que se deve comer menos gordura principalmente as de origem animal mas não aumentar exageradamente o consumo de carboidratos como é a tendência. Mais uma vez equilíbrio é a palavra chave.
Para você saber…
> Foram relatados casos de intoxicação cardíaca com o uso exagerado ou abusivo de um anti diarréico de uso comum por aqui. Existe a possibilidade de provocar arritmias cardíacas perigosas podendo levar a sérios problemas cardíacos. Este medicamento também é usado em altas doses por pessoas querendo passar por um estado de euforia. Como o risco é no caso de uso abusivo não há necessidade de citar o nome, mas atenção.
> Estudo Chinês com mais de 500.000 pessoas mostrou que aquelas com batimentos cardíacos de repouso entre 80 e 99 por minuto tem 40% menor expectativa de vida ou seja menos de 4 a 8 anos quando foram comparados com aqueles que o coração batia entre 60 e 69 por minuto. A boa noticia é que esta diferença pode ser revertida com atividades físicas diárias de 30 minutos.
> Recente estudo proveniente de Barcelona mostrou que a dieta estilo mediterrâneo além dos já conhecidos benefícios em relação à diminuição da mortalidade geral, doença cardiovascular e câncer, também mostra agora que mesmo neste tipo de alimentação sem restrição do número de calorias com o uso de azeite de oliva ou frutos secos não resultou no aumento de peso corporal quando comparada com uma alimentação com baixo teor de gordura.
> Nos Estados Unidos um em cada três adultos tem pressão alta e isto representa um importante fator de risco para o AVC e para o infarto. O maior problema no controle da pressão alta é a não aderência a medicação, o que ocorre por pelo menos 50% das pessoas o que significa que estas não fazem uso da medicação prescrita menos de 80% do indicado. Como esta doença muita das vezes não apresenta sintomas este é um fator ilusório para a não realização adequada do tratamento. Muito cuidado.
> O uso de doses baixas de aspirina com o intuito prevenção de doenças cardiovasculares é uma questão que deve ser encarada com cuidado. As últimas recomendações são para pessoas entre 50 e 59 anos de idade com risco cardiovascular aumentado e baixo risco para sangramento, já entre 60 e 69 mesmo com risco aumentado a recomendação não tem a mesma força.
Comer bem
Faraona Alliarancia
Ingredientes:
1 galinha d’angola cortada em pedaços
Azeite de oliva extra virgem
Pimenta
1 laranja
1 cálice de cointreau
Sal
2 dentes de alho
Modo de Preparo:
Despeje em uma panela uma colher de sopa de azeite e os dentes de alho e deixe dourar.
Agora adicione os pedaços de galinha d’angola e deixe ficar bem cozidas por todos os lados.
Despeje o Cointreau e deixe evaporar o álcool em fogo alto.
Descasque a laranja, tomando cuidado para não danificar a parte branca da casca e adicione à panela.
Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de uma hora. Se necessário, durante o cozimento, adicione um pouco de água quente para evitar que a carne queime.
Uma vez que a galinha estiver cozida, adicione o suco de laranja, sal e pimenta a gosto e aumente a chama e deixe cozinhar por mais 5/10 minutos.
Retire os pedaços de galinha-d’angola em um prato. Coloque no liquidificador o molho até que vire um verdadeiro creme e então derrame sobre a carne antes de servir na mesa.
Como acompanhamento recomendamos batatas cozidas com salsa: simples e não muito forte para não contrariar o gosto da galinha d’angola.
Um pouco de curiosidade: este método remove gordura de cozinhar carne com muita precisão graças à acidez da laranja