por Carlos Scherr
Frase bem atual: O Google não trata você, seu médico sim.
Não se surpreenda com a receita abaixo. O cherne frito tem menos gordura que o assado e o ovo não é proibido, só não deve ser consumido com muita frequência. São conclusões tiradas por pesquisa de minha autoria e publicadas em revista medica e propositalmente para exemplificar que nem sempre frito é ruim para o coração.
Previna-se
> A apnéia do sono é a alteração pulmonar mais comumente associada ao AVC. As interrupções da respiração durante o sono podem provocar oscilações na pressão arterial e no teor de oxigênio no sangue.
> A prevenção do câncer de próstata ganhou contornos mais modernos nos últimos anos. Não é somente a dosagem do PSA que conta, hoje deve-se ajustar os resultados para a idade do paciente (o PSA costuma elevar-se com a idade), avaliação da forma livre também é importante. Análise da urina pode revelar a presença e a quantidade de genes associados ao câncer de próstata, assim como a ressonância magnética pode identificar lesões de maior risco.
> Menos de 15% dos adultos americanos comem a quantidade diária de frutas recomendada pelas autoridades de saúde. Uma alimentação adequada é fundamental para uma vida saudável e provavelmente mais duradoura.
Para você saber…
> Em crítica à maneira como novos medicamentos são aprovados pelo FDA (americano) e o EMA (europeu), foi listado o número de novos medicamentos aprovados, por exemplo, na França entre os anos de 2002 e 2011. Do total de 994, 61 apresentavam alguma vantagem em relação aos já existentes, em 13 foi um real avanço e em 2 casos realmente uma quebra de paradigma, deixando a imensa maioria com pouco ou nenhuma inovação.
> Reflexão de um ginecologista oncológico americano a respeito do tratamento para o câncer. 70% dos americanos diagnosticados com câncer vivem mais de cinco anos, a chance de cura em uma criança é de 85% e até o melanoma (de terrível prognóstico), tem respondido a novos tratamentos satisfatoriamente. Ele quer dizer que existem avanços e o diagnóstico deste quadro nem sempre coloca o paciente diante das trevas, dor e sofrimento.
> Estudo japonês mostrou através de ressonância magnética do coração, que o uso intensivo de estatinas (medicamentos que diminuem o colesterol no sangue), leva a uma concomitante diminuição dos níveis do chamado mau colesterol e do tamanho das placas de gordura nas coronárias, o que diminui significativamente os riscos de infarto e/ou morte cardíaca.
> A associação de antidepressivos com anti-inflamatórios é relatada como possível causadora de sangramentos.
> A presença de cálcio envolvendo as artérias coronárias, detectada por tomografia foi relacionada a maior mortalidade destes pacientes, quanto maior for a quantidade deste cálcio em pacientes assintomáticos.
> A agência européia de medicina (EMA) recomendou a aprovação do segundo medicamento injetável da mesma classe para redução do colesterol. O FDA (órgão americano) também já aprovou um deles. A princípio estes medicamentos serão indicados para os pacientes que não conseguem abaixar os níveis de colesterol adequadamente ou que são intolerantes ao uso de estatinas.
Cherne Frito com Pasta de Azeitonas
Serve: 4 pessoas
Ingredientes:
2 ovos
1 cebola
2 dentes de alho
100ml de azeite
4 colheres de sopa de azeitonas pretas descaroçadas
800 g de batatas;
50ml de óleo;
800 g de lombo de cherne;
1 raminho de salsa;
Sal, pimenta e farinha a gosto
Modo de Preparo:
Cozinhe os ovos em água abundante durante dez minutos.
Descasque e corte os ovos em gomos e reserve.
Picar a cebola, os alhos e refogue em metade do azeite, juntando as azeitonas também picadas.
Coloque este preparado num copo misturador e triture, até obter uma pasta.
Tempere com sal e pimenta a gosto.
Descasque e corte as batatas em rodelas, frite-as no óleo quente, virando-as ocasionalmente, para não corarem demasiado.
Corte o peixe em pequenas tranches e tempere com sal e pimenta a gosto.
Passe o peixe na farinha e frite no restante do azeite.
Sirva o cherne, com a pasta de azeitonas, as batatas fritas e os ovos.