por Carlos Scherr
> Novo estudo sugere que pessoas com mais de 65 anos que correm por pelo menos 30 minutos, três vezes na semana, estão menos sujeitos a sofrer declínio ao caminhar com a idade. Isto preserva a postura e o gasto calórico destes, ao caminhar, é semelhante ao de um jovem em torno dos 20 anos de idade.
> Muita atenção. Estudo da Universidade de Michigan revela que esposas de casais idosos vivendo um mau casamento estão mais propensas a ter doença cardíaca quando comparadas com as que vivem casamentos felizes. Não que um casamento feliz seja protetor. E as mulheres aumentam mais seu risco provavelmente por que interiorizam mais seus sentimentos.
> Estudo recém-publicado do Massachusetts General Hospital e da Harvard Medical School associou a gordura hepática não alcoólica com a presença de placas de gordura de características mais sujeitas a complicações nas artérias coronárias.
> Estudo com mais de 37.000 pacientes revelou que aqueles com placas de gordura em mais artérias coronárias têm maior risco, porem aqueles com placas menores, não obstrutivas tem maior risco do que os sem nenhuma placa.
> Pacientes obesos que submeteram-se a cirurgia para redução do estômago podem apresentar perda do paladar. Neste caso estes pacientes tiveram uma perda ponderal de mais de 20% em relação àqueles que permaneceram com o paladar inalterado. Neste caso esta perda resultou em beneficio em relação ao emagrecimento.
> Relato americano do acompanhamento por 35 anos de câncer de reto mostrou um avanço na incidência desta doença principalmente em pessoas entre 20 e 34 anos de idade. Isto apesar da diminuição geral de casos e principalmente naqueles acima dos 75 anos.
> Importante: mais da metade das chamadas para o centro de controle de envenenamento dos Estados Unidos são para crianças com menos de 6 anos que tomaram bebidas energéticas e sofreram convulsões ou problemas cardíacos. A maioria consumiu este tipo de bebida acidentalmente. Vale lembrar que aqueles em torno de 20 anos correm riscos semelhantes principalmente quando associados a bebidas alcoólicas.
> Tem causado alguma controvérsia no mundo as novas recomendações americanas para o tratamento da pressão alta. Estas recomendam que a meta de pressão para pessoas com mais de 60 anos, sem diabetes ou insuficiência renal, seja 150mHg. No recém encerrado congresso da American Heart Association isto foi contestado por um estudo que prevê 8.000 eventos cardiovasculares a mais em 10 anos se esta meta for adotada.
> Mais um estudo com um dos futuros novos agentes para diminuir o colesterol. Estesem injeção subcutânea mostrou-se eficaz diminuindo o LDL colesterol (chamado de ruim) em 45% em pacientes que não toleraram o uso de estatinas, os mais usados e indicados no momento.
Desejo a todos um Natal Feliz e um Novo Ano com mais paz, harmonia, amor nos corações e saúde. Muita saúde!!! Que possamos ter um Brasil que nos orgulhe, que o sistema de saúde seja digno e que a educação não precise de compensações mas que seja sim aquela que todos os brasileiros merecem. Esperamos que tenhamos contribuído para um melhor entendimento de como cuidar bem da sua saúde.
Comer bem
Peru ao Champanhe
Ingredientes:
1 peru de 5 a 6 kg
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 limões
2 dentes de alho
2 folhas de louro picadas
1 colheres (chá) de manjerona
1 colher (chá) de alecrim
1 colher (chá) de salsinha picada
1 garrafa de champanhe
1/2 xícara (chá) de amêndoa sem pele
200g de margarina cremosa
6 colheres (sopa) de salsão picado
200g de damasco
1 xícara (chá) de água
100g de uva-passa
Modo de Preparo:
Esfregar o peru com suco de limão. Socar o alho com sal, misturar pimenta e passar na ave. Colocar as ervas (louro, alecrim, manjerona e salsinha) e regar com o champanhe. Deixar marinar durante a noite. No dia seguinte, retirar o peru da marinada e coar o líquido. Colocar em assadeira forrada com papel alumínio. Cortar as amêndoas em lâminas e dourar em 3 colheres de margarina. Juntar a cebola picada e o salsão. Ferver o damasco com água até ficar macio. Escorrer e misturar às amêndoas, juntamente com as passas. Rechear o peru e costurar para o recheio não sair. Besuntar o peru com o restante da margarina e regar com um pouco do líquido da marinada. Fechar o papel alumínio e levar ao forno quente durante 1 hora. Abrir o papel alumínio para deixar dourar o peru e assar por mais de uma hora em fogo baixo, regando de vez em quando com o líquido da marinada. Servir rodeado de frutas em compota: pêssegos, cerejas, ameixas-pretas e acompanhado também pelo milho-verde cozido e as batatas-doces cozidas e descascadas.
Rendimento: 8 a 10 pessoas