por Carlos Scherr
> A análise de 7 estudos aonde foram incluídos 25.000 pacientes mostrou uma prevalência maior de câncer de pulmão em pessoas com histórico prévio de bronquite, pneumonia ou enfisema. O mesmo não foi verdadeiro para asma ou tuberculose. Aqueles com histórico das 3 doenças tem um risco maior ainda.
> A análise de 11 estudos com 52.000 pacientes revelou que tratar pacientes com pressão alta, em qualquer nível é benéfico em diminuir os riscos destes e que aqueles de maior risco beneficiam-se mais ainda do tratamento.
> Em torno de 40% dos americanos devem ter o diagnóstico de diabetes ao longo de suas vidas, foi o que revelou recente avaliação. Estes índices eram de 20% para homens e 27% para mulheres há 25 anos atrás. No caso dos hispânicos e nas mulheres negras este índice sobe para 50%. Aqui no Brasil a coisa não é muito diferente e a expectativa é que a incidência do diabetes aumente muito por aqui.
> Estudo americano acompanhou 55.000 pessoas por 15 anos comparando corredores com não corredores e chegaram a dados muito interessantes como: os que correm tem 45% menos chance de morrer do coração bem como vivem 3 anos a mais. Mas o mais interessante é que esta corrida pode ser de 5 a 10 minutos por dia.
> Consumir até 5 porções diárias de frutas e vegetais diminui a mortalidade geral em 5%, (sendo 6% no caso das frutas e 5% nos vegetais) e 4% da mortalidade cardiovascular,por cada porção a mais, quanto mais melhor até o total de 5 e não há beneficio maior a partir daí.
> Má notícia para a terapia com células tronco para o coração. Dois estudos foram interrompidos por problemas cerebrovasculares nos pacientes submetidos a este tipo de terapia. Apesar de ser uma promessa e muitos dados de pesquisa realmente revolucionários, ainda não chegamos a um porto seguro para utilizar este tipo de tratamento para os males cardíacos.
>Estudo recém-publicado realizado conjuntamente no EUA, Japão e China revelou que pacientes com placas de gordura nas artérias coronárias, tanto com obstruções maiores ou menores estão sob risco de sofrer um infarto por exemplo. Isto significa que não só as obstruções maiores trazem maior perigo, mas que as menores devem ser diagnosticadas e tratadas com a mesma atenção que as maiores.
> Avaliação feita na Dinamarca mostrou que a incidência de morte súbita relacionada aos esportes é igual entre esportistas de competição e de lazer e que na faixa entre 36 e 49 anos é maior do que entre 12 e 35 anos. Mas a prevalência de morte súbita é maior na população em geral.
O centro Americano de controle de doenças acaba de lançar suas novas recomendações sobre comportamento humano para prevenção de doenças cardiovasculares e o que mais chama atenção é que em torno da metade dos adultos americanos com 20 ou mais anos de idade tem ao menos um dos fatores de risco para esta doença como: hipertensão não controlada, LDL colesterol elevado, ou tabagismo. Praticamente 70% dos americanos estão acima do peso ou são obesos.
Comer bem
Espaguetti ao Pesto Genovese
(Karen Couto— Chef,fazendo Pós em Gastronomia Funcional na FAMESP-SP e cursando no Natural Gourmet Institute em NY).
Ingredientes:
360 grs. de Espaguetti ou Massa Parafuso ou Penne
60 grs. de Folhas de Manjericão (fresco)/ Rúcula…
20 grs. de Folhas de espinafre
100 grs. de Pinoli ou Castanha do Pará
200 grs. de Azeite de Oliva suave
Modo de Preparo:
Pesto:
Escaldar as folhas de espinafre e esfriar com água e gelo. Espremer para tirar o excesso de água.
Lavar o manjericão e tirar o excesso de água.
Triturar os pinolis(…), azeite, o sal e a pimenta preta.
Massa:
Ferver em abundante água com sal.
Olhar o tempo na embalagem (retirar sempre 2 minutos antes);
Escorrer e colocar o molho pesto.