Se, por um lado, São João da Barra está movimentada com a chegada do mega empreendimento de Eike Batista, o Porto do Açu, por outro, a prefeitura incentiva e estimula os são joanenses e turistas a conhecerem e preservarem o meio ambiente local.
O projeto conhecido como “Barca da Ciência”, que faz parte da política de meio ambiente adotada pela prefeitura, vem chamando a atenção de moradores da cidade e também de municípios vizinhos, além de turistas. Ele tem como principal objetivo incentivar a preservação dos recursos hídricos. Os visitantes viajam a bordo de uma escuna, num passeio agradável pelo Rio Paraíba do Sul, com direito a uma parada na Ilha da Convivência.
Durante o trajeto é possível conhecer a vegetação que faz parte da mata ciliar do rio e a importância de evitar a erosão de terra que diminui o calado do rio, ou seja, a profundidade que permite a navegação dos barcos. Curiosidades também são reveladas durante o passeio pelo Paraíba do Sul e os ocupantes conhecem a fauna e flora que existe às margens do principal rio do estado, como a flor do Mangue Preto, que tem cheiro de mel.
A chegada à Ilha da Convivência é uma atração especial. Lá é formada uma roda de histórias, onde contos e lendas aguçam a imaginação de quem embarca nessa viagem. A lenda da moça bonita que estava vestida de noiva e se perdeu no mangue ou a do frade que vinha num barco com muito ouro e foi atacado por marinheiros fazem parte do repertório folclórico do local.
Os profissionais que integram a Barca da Ciência falam da importância de todo o Paraíba do Sul, que tem mais de 1.120 quilômetros de extensão, de sua nascente até a foz passando por 180 municípios.
Para participar do passeio é necessário agendar pelo telefone (22) 2741-0289.