O bar e restaurante Gabinete é um local voltado ao colecionismo e a gastronomia. Situado na Lapa, na Rua do Senado, 53, – coração da boemia carioca – a casa abriga centenas de coleções das mais diversas naturezas que ficam expostas nas mesas e paredes do estabelecimento. Star Wars, barbies, Playmobil, revistas Playboy, selos, LPs dos Beatles, latas de bebidas do mundo todo, xícaras de porcelana, miniaturas de carros e charges de Noel Rosa são alguns dos exemplos de coleções expostas. A inspiração veio dos Gabinetes de Curiosidades, antecessores dos museus que surgiram na Europa nos séculos XVI e XVII e abrigavam objetos curiosos coletados nas grandes navegações, viagens de conquistas e explorações em outras regiões.
A casa de cozinha brasileira – com toque e a criatividade da culinária mineira – tem dois cardápios: o do dia e o da noite. O primeiro oferece opções para almoço executivo, saladas, massas e sanduíches. Já o segundo tem alternativas de petiscos e drinques para o happy hour e o samba de todas as sextas e sábados, que vai até 3h. Destaque também para carta de cachaças e cervejas, que inclui Vila Verde e Therezópolis. O Gabinete também abre para o almoço em todos os primeiros sábados do mês quando acontece a Feira de Antiguidades da Rua do Lavradio e serve a sua feijoada, por R$ 19,80 (porção individual).
Expansão Restaurante
O bar e restaurante Gabinete, casa na Rua do Senado cujo tema é o colecionismo, está se preparando para expandir e quadruplicar de tamanho com a anexação de dois prédios igualmente tombados pelo Patrimônio Histórico. Para um lado se estenderá um bistrô, que servirá café da manhã, almoço e lanche à tarde e, do outro, uma pizzaria. Com a ampliação, a casa também vai inaugurar o serviço delivery e ampliar o leque de sua programação cultural.
Trata-se de uma expansão estratégica que vai seguir a esteira crescente de desenvolvimento turístico da Lapa e da construção de dois grandes prédios comerciais próximos à área: um edifício da Petrobras e um shopping. A aposta é que as duas novas construções no Centro, próximas ao Gabinete, tragam mais movimento na hora do almoço e também no happy hour.
A obra será realizada em duas etapas. A primeira tem previsão de conclusão em abril deste ano e será feita no casarão de número 275 da Rua Gomes Freire, que fica no lado esquerdo do Gabinete – para onde se estenderá o restaurante e também haverá programação musical com shows de música ao vivo. Já a segunda etapa da reforma, na casa de número 51 (lado direito), deverá ser concluída até julho de 2011. O local abrigará uma pizzaria.
A casa, que teve como conceito inicial os gabinetes de curiosidades, antecessores dos museus, quer se fortalecer como centro cultural. Com a ampliação para o belo casarão da Gomes Freire, o Gabinete pretende reforçar a programação de eventos, atualmente focada em música, para abrigar também artes plásticas, literatura e cinema, tendo como cenário o Rio Antigo.
O Gabinete tem cerca de 200 metros quadrados. Com a expansão para os números 51 e 275 (na esquina da Rua do Senado com a Gomes Freire), a casa passará a ter 800 metros quadrados de área construída. Os estabelecimentos serão interligados e multifuncionais. O plano prevê ainda a construção de uma cozinha industrial, o que permitirá ao Gabinete integrar o delivery aos serviços da casa.
Sobre o Gabinete
Inaugurado no início de 2010, o bar e restaurante Gabinete, de culinária brasileira, tem como tema o colecionismo. A casa é tombada pelo Patrimônio Histórico e abriga centenas de coleções nas mesas e paredes do estabelecimento. Charges de Noel Rosa, revistas Playboy, Playmobil, Star Wars, carros miniatura e LPs dos Beatles são alguns exemplos das coleções cedidas por terceiros. O restaurante abre para o almoço de segunda a sexta e tem uma programação musical todas as sextas e sábados à noite, além de abrir para o almoço em todo o primeiro sábado do mês – quando acontece a Feira de Antiguidades da Rua do Lavradio.
{gallery}425-comes{/gallery}