por Elda Priami
Ninguém vai escapar de cores fortes e estampas na próxima temporada quente. O verão 2012/2013 aposta na exuberância total. Vamos viver em tecnicolor?
As lojas já apresentam a estação que as cariocas mais gostam pelo menos a maioria. As principais marcas, inclusive as que têm identidade sofisticada, lançaram estampas exclusivas. Podem ser flores, folhas, bichos ou motivos gráficos. Pode ser também tudo isso junto num mesmo tecido. Vitória da tecnologia. Quando se trata de usar cores vibrantes em um mesmo look, aí entra em cena não só a imaginação de cada pessoa como também o senso de estilo. Uma maneira de não errar a mão é optar pelos tons derivados de uma mesma cor. Exemplo? Em clima despojado, a Cantão propõe calça amarela e casaquinho laranja. Até aí, tudo sob controle. Agora nos pés, tênis azul intenso. Vai experimentar?
Fora das estampas, as cores que se misturam em efeito degradé também comandam os desejos de verão. Tons de sorvete em vestido curto, de alcinhas, com camadas de tecido, ganham a preferência das jovens consumidoras. Ponto forte da Dress To, assim como o total look em amarelo ovo. Isso mesmo. Esta cor traz o aval de marcas como Dior, hoje com o belga Raf Simons como diretor artístico, e também da Prada, de Miuccia Prada. Na proposta da carioquíssima Dress To, o short vem acompanhado de blusa com muitos furinhos e scarpin sessentinha. Nada impede, no entanto, que uma sandália substitua o sapato mais formal.
Os vestidos longos ganham destaque mais uma vez, sobretudo em modelos sensuais e com tecidos transparentes. A Totem faz isso muito bem.
E, agora, anote: o visual mais visado da temporada será composto por bustiê e short. Este encontro apareceu em quase todas as coleções lançadas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na visão da Skunk ainda tem espaço para um coletinho bem leve e levemente retrô, tipo anos 70. Tudo em branco. Outra face da mesma estação.
Por mais despretensiosa que seja a proposta é muito importante a presença dos tecidos tecnológicos em cada peça. Eles trazem mais leveza e permitem liberdade total de movimentos.
Mas o verão não para por aqui, não. Têm grafismos, brilhos, listras, pegada esportiva. Noite! Logo a gente pega estas outras rotas quentes!
Elda Priami é jornalista que atua nas áreas de moda e design. Assina na revista Viver Bem as colunas Design e Estilo. Faz projetos editoriais de revistas customizadas e consultoria de moda e design.