O trabalho de artesãos do Pará inspirado no Círio de Nazaré – a festa religiosa mais importante do estado – ocupa, esse mês de outubro, uma sala do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB). Com curadoria da Unidade de Projetos Estratégicos do Sebrae no Pará, a exposição “Círio de Cores e Sabores” mostrará um conjunto de objetos decorativos e utilitários típicos da região, feitos em cerâmica, fibras vegetais, cuias, tecidos, madeira, entre outros, que vão homenagear Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses, que renovam a devoção a Maria a cada mês de outubro, com o Círio de Nazaré, realizado no segundo domingo desse mês.
Na entrada, o visitante verá a instalação “Mandingas do Veropa”, na qual serão apresentados os tradicionais Cheiros do Pará, feito com a mistura de ervas amazônicas para atrair bons fluídos, segundo as erveiras e mandingueiras do famoso mercado paraense Ver-o-Peso. A ideia é recepcionar o público bem do jeito paraense, antes dele entrar no universo do tema da mostra.
A mostra “Círio de Cores e Sabores” fica em cartaz até o dia 30, no CRAB. A visita deverá ser agendada pelo link: https://bit.ly/VisiteOCRAB. O visitante deverá seguir todos os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19 (exigência de máscara, uso de álcool gel, distanciamento e comprovante de vacinação, conforme determinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro). O CRAB fica na Praça Tiradentes 69 e está aberto de terça-feira a sábado, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.
- N S de Nazaré
- Artesanato
- Rubens Magno Júnior Diretor -superintendente do Pará
- Sérgio Malta – diretor-presidente do Sebrae
- Dança típica