por Dra. Paula Bellotti
A convite da querida amiga Anna Ramalho, inauguro aqui uma coluna quinzenal para falar sobre um assunto que é a minha grande paixão: a pele!
Pretendo que este novo espaço seja um importante canal de troca com vocês, leitores. Vamos esclarecer as dúvidas mais importantes, dar dicas para manter a saúde e a beleza da pele em dia e abordar as principais novidades em tecnologias e novos protocolos para tratar o maior órgão do corpo humano.
É através da pele que nos relacionamos com o mundo, que passamos a nossa primeira impressão e que melhor nos relacionamos (ou não) com a palavra autoestima. Em anos de prática médica no consultório, posso perceber o quanto a pele é importante na forma como a pessoa se posiciona perante a sociedade e como enxerga a si próprio.
Quando o paciente tem um problema ou condição de pele que muito o incomoda, como cicatrizes de acne, manchas resistentes como o melasma e psoríase, entre tantos outros, ele tende a se ‘esconder’, a ficar recluso, ou mesmo, a se excluir totalmente do seu grupo por vergonha, falta de autoconfiança e insegurança.
Tratar esse paciente e ajudá-lo a resgatar essa autoestima e se redescobrir é o mais gratificante da minha profissão. Este é meu desafio diário!
Dermatologia não é só cuidar de problemas estéticos. É, sobretudo, tratar doenças de pele. Antes de a pele estar bonita, ela precisa estar saudável. Os procedimentos estéticos feitos em consultório podem, sim, esconder imperfeições, destacar qualidades, adiar uma possível intervenção cirúrgica e rejuvenescer alguns anos. Mas o mais importante (sempre!) é tratar a pele enquanto órgão, regenerá-la de dentro para fora, fazer check ups de rotina para avaliar lesões suspeitas e manter uma rotina diária de cuidados.
Para fazer esta coluna, vou contar com a ajuda da minha top equipe médica e de todos os setores da minha clínica: Centro de Tratamento Corporal, Centro Avançado de Laser, Centro de Tratamento Capilar, Setor de Tratamento da Pele Negra, Setor Vascular e Centro de Imagem Diagnóstica, Prevenção e Tratamento do Câncer de Pele.
Teremos, com certeza, muita conversa boa pela frente. Aguardem as próximas colunas e fiquem à vontade para mandar suas dúvidas e sugestões através de nossas redes sociais. Será um prazer!